ARLA/CLUSTER: Re: Esclarecimento, mudança do continente para as ilhas ou vice-versa.

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com

 Boa Tarde Paulo Potassio (CT5KAO) e Paulo Faria (CS8ABA),

A questão da mudança de residencia entre o continente e as regiões
autónomas ou vice-versa, já tinha sido abordada anteriormente pelo
Pedro Almeida (CT5JZX), o que inclusivamente levou por parte da ANACOM
a uma resposta a um pedido de esclarecimento por si solicitado.

A legislação não é omissa e inclusive essas hipóteses e outras estão
previstas no Anexo 3, no caso especifico, aplica-se a alinea dedicada
à "Lista dos prefixos de indicativos de chamada consignados às
estações de amador ao abrigo de anteriores legislações" referenciada
nos "PROCEDIMENTOS PREVISTOS NO DECRETO-LEI N.º 53/2009, DE 2 DE MARÇO
QUE DEFINE AS REGRAS APLICÁVEIS AO SERVIÇO DE AMADOR E AMADOR POR
SATÉLITE":

Assim e como puderam consultar, no Anexo 3:
Os colegas da Categoria A em Portugal continental (CT1-CT4), ao
requerem residencia nos Açores ser-lhes-á atribuído um novo
indicativo, consoante a ilha em que vão residir dos prefixos de CU1 a
CU9, sendo que na Madeira terão o prefixo CT3, independentemente da
ilha, ou vice-versa.

No caso da categoria B em Portugal continental (CT1 - CT2 - CT4), ao
requerem residencia nos Açores ser-lhes-á atribuído um novo
indicativo, consoante a ilha em que vão residir dos prefixos de CU1 a
CU9, sendo que na Madeira terão o prefixo CT3 independentemente da
ilha, ou vice-versa (das Ilhas para o Continente).

 Por fim, no caso dos colegas da categoria C em Portugal continental
(CT5) ao requerem residencia nos Açores, ser-lhes-á atribuído um novo
indicativo, INDEPENDENTEMENTE da ilha em que vão residir com o
prefixos CU0, sendo que na Madeira terão o prefixo CT3
independentemente da ilha, ou vice-versa.

Inclusive e a título de curiosidade, estão previstas as situações em
que uma associação opta por deslocalizar a sua sede social do
continente para as Ilhas ou vice-versa.

Estes são, repito e sublinho, os procedimentos usados para as " Lista
dos prefixos de indicativos de chamada consignados às estações de
amador ao abrigo de ANTERIORES LEGISLAÇÕES". São, quiça, os únicos
casos em que os "velhos" prefixos nacionais podem voltar a renascer
das cinzas.

As novas categorias estão contempladas, também, no Anexo 3 dos
procedimentos previstos, na primeira alinea dedicada à " Lista dos
prefixos de indicativos de chamada a consignar às estações de amador
 (Parte IX dos “Procedimentos adoptados pelo ICP-ANACOM”)
 De acordo com os n.os 1, 6, 7, 8, 9 e 11 da Parte IX ...

No caso de visitas de continentais às ilhas e vice-versa, aplica-se
legalmente o procedimento de mencionar só o seu indicativo seguido de
/P (portatil) ou /M (Movel) referindo-se sempre onde se encontra
localizado naquele momento especifico a operar, e só isto, nada mais.

A questão dos, por exemplo "CT7/CUXYZ/P", não se aplica em Portugal
aos radioamadores portugueses, pois estes podem operam em qualquer
parte do território nacional, sempre ao abrigo do seu CAN -
Certificado de Amador Nacional e não da licença CEPT. Alias, se fosse
de outra maneira, ao abrigo da licença CEPT, os colegas da categoria C
e categoria 3, que não tem direito de acesso a essa licença, tanto do
continente como os das ilhas, não puderiam operar em todo o território
nacional, violando objetivamente e de facto a Constituição Nacional

 João Costa (CT1FBF)