ARLA/CLUSTER: Vem ai mais .....

Jorge Santos ct1jib gmail.com
Terça-Feira, 10 de Março de 2015 - 09:14:34 WET

Bom dia Jorge, José e demais colegas.

Em toda a existência do radio amadorismo houve sempre duas vertentes, os
utilizadores de equipamentos e os curiosos  e inovadores, estes últimos
levaram à evolução de sistemas vários.
Qualquer deles é necessário, se por um lado existem os que estudam e
desenvolvem por outro lado existem aqueles que vão operar e verificar se
efectivamente os objectivos foram atingidos. Faz parte da história da
evolução.
Agora o que eu defendo: - Que cada novo repetidor deveria de substituir um
já existente, isso sim, se porventura alguém pretende instalar um SF, um
DMR ou qualquer outra nova tecnologia devia de eliminar do seu site algo
que já lá estivesse. Era uma redução de custos significativa, sejam eles
energéticos ou mesmo de manutenção, era uma melhor gestão do espectro,
neste momento a ANACOM com a falta de frequências que tem até já dá a
escolher dentro de uma gama qual é que o utilizador quer e o mais
importante seria a "reunião" dos utilizadores. Não falo aqui no DSTAR por
este ser um sistema único, os outros permitem substituir o anterior
analógico (muito embora eu não acredite em sistemas Dual modo).
Chegámos a um ponto em que dos possíveis 200 utilizadores diários de todos
os sistemas se juntarem a 2 em cada repetidor tem a consciência de só
existem eles os 2 a falar, isto porque se dividiram pelos + de 100
repetidores, links, hotpots, e afins.
Unam-se e façam rádio.

No dia 9 de março de 2015 às 23:26, Jorge Cardoso <ct1fhi  gmail.com>

73's
***********************************
CT1JIB / *Jorge Santos*
QTH-Locator: IM58mo