ARLA/CLUSTER: Tropospheric ducting...

AOTA - CT7AFR radio airlomba.net
Sexta-Feira, 5 de Junho de 2015 - 08:53:15 WEST

Bom dia a todos,

Tenho andado a "estudar" um pouco o fenómeno da propagação em VHF.
Ao consultar os mapas de previsão, por exemplo em
http://www.dxinfocentre.com/tropo_eur.html
Noto que sempre que há alguma propagação, esta é sempre mais acentuada
sobre os mares.
Por exemplo, no caso da Europa, se houver alguma mancha violeta, azul ou
até verde em terra, no mediterrâneo e na costa altântica é laranja e
vermelha...
Aliás é praticamente quase sempre laranja/vermelha onde houver água.

A minha pergunta é: O que tem a propagação troposférica a ver com as
superfícies marinhas? Ou será que estes mapas consideram também o facto
de nestes espaços haver sempre melhor propagação do que em terra?

Alguém me recomenda alguma leitura séria acerca disto? Já "esgotei" o
Google e as páginas temáticas dos blogs e alguns site de aficionados.
Nenhum me satisfez a sede. :)

Tenho por objectivo pessoal até ao final de 2015 contactar com alguma
entidade DXCC em todas as bandas de amador HF e VHF. Estou a pensar em
ilhas do Alântico (Açores, Madeira, Canárias), por estarem em linha de
"bista". :)

Obrigado pelo vosso tempo e ajuda.

73 de CT7AFR, Emmanuel.