Re: ARLA/CLUSTER: Re: [CT-Com. & Tec.] Primeira "Broadcasting" regional da India a emitir em DRM e primeira emissora digital do Médio Oriente

Rui Oliveira ruimail24 gmail.com
Quarta-Feira, 15 de Julho de 2015 - 18:11:55 WEST

Devo dizer que nunca vi grande atividade em DRM. O que é uma pena, tive
a possibilidade de descodificar DRM com o meu rtlsdr (uma rádio indiana
qualquer) e pude ver as possibilidades. Desde guia de programação a
vários canais de áudio conjuntos.
Ainda assim o bitrate é um bocado pequenino, mas é aceitável. O problema
que vi é que com o ADR de apenas 8 bits do rtlsdr é preciso um bom SNR
para descodificar o DRM: mais de 15db pela minha experiência. Não sei
qual será a facilidade de implementação em dispositivos dedicados, ou a
operação com baixo SNR nestes dispositivos, mas fica o reparo da minha
experiência.

73;
Rui Oliveira
CR7ALW