Re: ARLA/CLUSTER: CR5HQ - Lista de estações participantes por bandas/modos durante o Campeonato Mundial da IARU HF 2015

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Sexta-Feira, 10 de Julho de 2015 - 14:20:26 WEST

Caro Luís,

Excepto nos segmentos reservado às radio-balizas e muito bem, o morse
manual ou mesmo semiautomático é e sempre foi permitido, mesmo nos
segmentos reservados aos modos digitais, o morse é permitido, pois
inclusive é um "Narrow band mode" com um "MAX BANDWIDTH (Hz) " inferir
a 500 Hz.

Tudo o resto, a que chamas "bizarro" nada tem haver com as
recomendações, no sentido lato, antes tem haver com a Ética e
Procedimentos Operacionais que todo e qualquer Radioamador deve
respeitar.

Alem de tudo o mais, em Portugal o próprio Decreto-Lei n.º 53 de 2009
define e pune severamente esses procedimentos.

Artigo 12.º

Obrigações dos utilizadores das estações de amador

f) Não interferir nas comunicações de outras estações de amador ou de
outros serviços de radiocomunicações, nem utilizar uma frequência do
serviço de amador ou do serviço de amador por satélite de forma a
impedir o acesso à mesma por outros amadores;

Artigo 21.º

Contra -ordenações e coimas

1 — Sem prejuízo de outras sanções aplicáveis, constituem contra
-ordenações as seguintes infracções:

---------------------------

q) A interferência nas comunicações de outras estações de amador ou de
outros serviços de radiocomunicações, ou a utilização de uma
frequência do serviço de amador ou do serviço de amador por satélite
de forma a impedir o acesso à mesma por outros amadores, em violação
da alínea f) do n.º 1 do artigo 12.º;

3 - As contra -ordenações previstas nas alíneas a), c), e), f), g),
l), n), o), p), q), r), s), t), u), x), z), aa), bb), ee), ff) e gg)
do n.º 1 são puníveis com coima de € 250 a € 3740 para pessoas
singulares e de € 500 a € 25 000 para pessoas colectivas.

Somente mais uma para rematar, que algumas pessoas, especialmente as
mais antigas ainda não se aperceberam que existe:

Anexo 6 do QNAF

Utilização de frequências pelos serviços de amador e de amador por satélite
h) - os modos de emissão e as larguras de faixa utilizadas deverão
seguir o recomendado pela IARU em tudo o que não prejudique a
legislação aplicável e em particular os planos de frequências para
determinadas faixas definidos e publicitados pelo ICP-ANACOM

Portanto o  "recomendado pela IARU" faz parte integrante da legislação
e deve ser conhecido.

João Costa (CT1FBF)