Re: ARLA/CLUSTER: CR5HQ - Lista de estações participantes por bandas/modos durante o Campeonato Mundial da IARU HF 2015

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quinta-Feira, 9 de Julho de 2015 - 13:50:39 WEST

Ora bem.

Isto como em tudo na vida convém começar por um principio, que neste
caso é o sitio da ANACOM na Internet:

Existem duas hipótese para este caso;
- Estações de Uso Comum Licenciadas - Associações
- Indicativos de Chamada Ocasionais e Indicativos de Chamada Ocasionais Anuais.

Chegamos à conclusão que neste caso se trata de um Indicativo de
Chamada Ocasional com os seguintes dados:
Área Geográfica: Portugal Continental;
Tipo de Indicativo de Chamada: ICO (Indicativo de Chamada Ocasional );
Indicativo de Chamada: CR5HQ;
IC Estação Associada: CT1REP;
Data de Início de Consignação: 2015-07-11;
Data de Fim de Consignação: 2015-07-12.

Convém aqui reter que a Estação Associada: CT1REP é uma estação de uso comum.

Seguidamente devemos procurar no Decreto-Lei n.º 53/2009, de 2 de março:

Artigo 16.º

Indicativos de chamada de estação

1 — O ICP -ANACOM consigna um indicativo de chamada (IC) à estação
fixa principal que opere ao abrigo de um CAN ou de uma licença de uso
comum.

2 — O IC consignado à estação fixa principal é comum às estações
móveis e portáteis.

3 — Mediante solicitação do amador habilitado, o ICP-ANACOM pode consignar:

a) Um IC para a estação fixa adicional;

b) Indicativos de chamada ocasionais (ICO);

c) Indicativos de chamada ocasionais anuais (ICOA).

4 — O ICOA é concedido pelo período de um ano, renovando -se
automaticamente por iguais períodos, excepto se houver comunicação em
contrário do amador até à data limite da sua validade.

5 — Compete ao ICP-ANACOM definir e publicitar as regras para a
consignação e para a utilização de IC, ICO e ICOA.

Os Procedimentos para o serviço de amador, o que nos dizem sobre
Indicativos de Chamada Ocasional.

IX

Regras para a consignação e para a utilização de indicativos de
chamada de estação (IC, ICO e ICOA) – N.º 5 do artigo 16º do
Decreto-Lei n.º 53/2009

O ICP-ANACOM pode ainda consignar mediante solicitação dos amadores ou
das associações de amadores:

a) Um indicativo de chamada ocasional (ICO), com validade máxima de
sete dias consecutivos, a uma estação de amador fixa cujo titular seja
um amador de qualquer categoria, excepto da categoria 3, que pretenda
participar em concurso ou evento;

b) Um indicativo de chamada ocasional anual (ICOA) para uma estação de
amador fixa cujo titular seja um amador das categorias 1 ou A e que
pretenda participar em concursos ou eventos organizados por amadores
ou associação de amadores.

3. O pedido de ICO referido na alínea a) do número anterior é
efectuado através de requerimento preenchido em formulário existente
no sítio do ICP-ANACOM na internet e deve conter:

a) Identificação do concurso ou evento e respectivo período de realização;

b) Período de consignação de ICO;

c) IC da estação de amador fixa a que é consignado o ICO;

d) Localização da estação de amador durante o período, se diferente da
localização fixa já registada;

e) Em concursos e caso se pretenda, solicitação de inaplicabilidade da
alínea b) do n.º 12, caso em que deve ser enviada a lista de amadores
que irão utilizar a estação com ICO;

f) Lista de ICO preferenciais.

11. O ICO e o ICOA são constituídos por um prefixo de acordo com o
Anexo 3 e por um sufixo composto por um ou mais caracteres, o último
dos quais deve ser uma letra.

Quanto às categorias temos no Decreto-Lei:

Artigo 8.º

Utilização de estações

1 — Sem prejuízo das limitações fixadas na lei, os titulares de CAN,
com excepção dos da categoria 3, podem:

a) Utilizar as suas estações individuais de amador, tanto fixas, com o
limite de uma estação principal e uma adicional, como móveis ou
portáteis, nos termos do presente decreto -lei, bem como de todas as
regras de execução e procedimentos aprovados e publicitados pelo ICP
-ANACOM ao abrigo do mesmo;

b) Utilizar estações de uso comum;

c) Utilizar, de acordo com a sua categoria, estações individuais de
outros amadores, com excepção das estações dos amadores da categoria
3;

d) Partilhar a utilização das suas estações individuais com outros
amadores, de acordo com a sua categoria.

2 — Sem prejuízo das limitações fixadas na lei, os titulares de CAN da
categoria 3, podem:

a) Utilizar as suas estações individuais de amador, tanto fixas, com o
limite de uma estação principal e uma adicional, como móveis ou
portáteis, apenas em modo de recepção, nos termos do presente decreto
-lei, bem como de todas as regras de execução e procedimentos
aprovados e publicitados pelo ICP -ANACOM ao abrigo do mesmo;

b) Utilizar estações individuais de qualquer amador de categoria
superior, sob a sua supervisão, nos modos de emissão e recepção,
utilizando as faixas de frequências que a este forem permitidas;

c) Utilizar as estações de amador de uso comum, nos modos de emissão e
recepção, sob a supervisão de um amador da categoria 1, A ou B, nas
faixas de frequências com estatuto primário que a este forem
permitidas.

3 — Aos titulares de documento habilitante válido emitido pela CEPT,
UIT ou por país com o qual Portugal tenha um acordo de reciprocidade
aplicam -se as regras previstas no n.º 1.

4 — Compete ao ICP -ANACOM publicitar quais os documentos habilitantes
válidos referidos no número anterior, bem como os procedimentos
específicos a que se encontra sujeita a utilização das estações por
parte dos respectivos titulares.

Resumindo, as limitações são impostas ao amadores da categoria 3 e
especialmente uma que por vezes se esquece: " Sem prejuízo das
[...]

Convém reter aqui .."nas faixas de frequências com estatuto primário
que a este forem permitidas."

João Costa (CT1FBF)