ARLA/CLUSTER: Para terminar e acabar dúvidas acerca deste assunto.

David Quental ct1drb72 gmail.com
Domingo, 25 de Janeiro de 2015 - 23:46:19 WET

Boas noites aos colegas,

não pude responder aos colegas CT1FBF Costa e CT1GZB Proença porque fui
passar o fim de  semana à terra da XYL.

Indo por partes e por colegas.

Realmente encerrei o outro tema mas este aqui é importante para todos os
radioamadores sejam ou não sócios de clubes. Trata duma coisa que é a
propriedade individual de cada um. A partir do momento em que uma qsl é
enviada para outro colega passa a ser do colega destinatário e a
obrigação da associação IARU do país de destino, neste caso premente a
REP, é entregá-la ao colega seja sócio ou não. Caso seja este último o
caso, e caso hajam custos, o colega terá que efectuar o respectivo
pagamento.

No caso do colega não sócio não ir levantar as qsl's (tem esse direito)
os membros da IARU são obrigados a devolve-las aos remetentes num espaço
de tempo, no caso da REP é de 3 meses. Como os membros da IARU
sobrevivem com as quotizações dos seus sócios é óbvio que terão que ser
esses mesmos sócios a custear as devoluções.

No caso do colega que tem muitas qsl's para levantar na REP, e mesmo que
haja uma declaração expresso do dito para as queimar, como é uma
situação não prevista não poderá ser feita. Neste caso só vejo 3 soluções:

1) o colega levanta as qsl's e pagará o seu respectivo custo;
2) as qsl's serão devolvidas aos remetentes com a indicação que o colega
não é sócio, de acordo com o regulamento;
3) a REP poderia cativar esse colega para ser sócio. Se esse colega faz
muitos contactos é porque gosta e tem tempo livre e talvez mais tarde
pudesse ajudar a REP nalgum concurso ou eventualmente para outros
projectos. Poderia suceder que o colega ficasse contente e fosse
levantar as qsl's poupando à REP no ponto 2) e o colega no ponto 1).

Eu lembro-me dum estudo que a REP fez há muito tempo mas não me lembro
dos seus resultados. Se realmente é como dizes é realmente uma
percentagem muito pequena. Mas porque será que isso aconteceu/acontece ?

Para mim só há uma razão, a raiz de todos os males: o pagamento da cuja
dita qsl para o exterior. Ou seja, essa amostragem só veio realçar a
realidade que havia nessa altura e que continua a haver agora. Mas será
a realidade que queremos ?

Para quem tem muitos anos de radioamadorismo provavelmente isto é um
assunto completamente fora de moda por várias razões: porque já tem
muitos países confirmados, por ter perdido o interesse, porque não tem
tempo, etc etc etc.

Mas, e os novos radioamadores ? Será que estamos a criar para eles as
condições para que façam mais actividades para evoluírem no hobby ?

Não nos deveríamos juntar todos, apesar da grande diversidade de gostos,
e zelarmos para que todos, sem excepção, tivéssemos as mesmas regalias ?
Independentemente das percentagens grandes ou pequenas que existam. Eu
penso que deveria de haver mais solidariedade entre colegas, só isto é
que fortalece o radioamadorismo no seu conjunto.

Um dos dias mais tristes da minha vida foi ter escutado colegas, alguns
meus conhecidos, numa assembleia da REP terem dito que não pagavam
quotas se o envio das qsl's fosse grátis. Fiquei sem palavras.

Não sei precisar o tráfego de qsl's nas grandes associações, é mesmo
muito provável que tenha baixado, e isso é perfeitamente natural face às
novas tecnologias, no entanto quando recebo qsl's de Espanha são sempre
muitos quilos e de todo o lado. Sei que no caso da URE, mais uma vez não
é comparável com a nossa realidade, tem de 4 a 5 funcionários para
tratar das cujas ditas qsl's. Se os tem é porque há necessidade de os
ter. Como qsl-manager do NRA posso dizer que recebo sempre muitas qsl's
e, mais uma vez, de muitos países. Pelos vistos existe aqui uma incoerência:
se há QSL's electrónicas aceites e validadas internacionalmente pela
maioria das associações representadas na IARU porque tanto eu, e
provavelmente tantos outros colegas, como o NRA recebemos tantas qsl's ?

Como diria o outro: mistério...

Sei que este é um assunto que tem muitos anos e é de difícil resolução,
mas só através da discussão, no bom sentido, é que poderemos alcançar o
que realmente é o melhor para todos nós.

Melhores 73 e até mais.

CT1DRB
David Quental

PS: os meus agradecimentos à ARLA, e particularmente ao CT1FBF Costa,
pela divulgação dos meus posts.