ARLA/CLUSTER: O futuro da RDP Internacional, caso ele ainda exista.

José Machado ct1bat gmail.com
Quinta-Feira, 22 de Janeiro de 2015 - 19:30:59 WET


Há anos que assisto à publicação, neste Cluster, de textos contra o fim da OC sem que consiga perceber qual a estratégia seguida pelos operadores, duma forma (mundialmente) generalizada.
Agora esta informação sobre o " ...número inexpressivo de reações (nunca tendo quantificado) de ouvintes, sendo que mais uma vez, para si, a sua grande maioria seriam  radioamadores..." confunde-me, ainda, mais...
Quando leio sobre o movimento mundial e, especialmente, a partir de África para implementação do DRM e vejo a lista dos patrocinadores mundiais, incluindo a ITU que representa as autoridades de todos os países, mais confuso fico.
Vou continuar espectante.
73 from
José Machado - CT1BAT

-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de João Costa > CT1FBF
Enviada: 22 de janeiro de 2015 18:32
Para: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER
Cc: ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: O futuro da RDP Internacional, caso ele ainda exista.

Fui um dos contemplados com uma das respostas do Sr. ex-Presidente da RTP,  Dr.Alberto da Ponte, que sendo do âmbito pessoal, não a poderei aqui divulgar.

No entanto, basicamente tenta justificar o que para ele era o definitivo encerramento,  pois faz em Março próximo quatro anos que encerrou a onda curta e desde então recebeu um número inexpressivo de reações (nunca tendo quantificado) de ouvintes, sendo que mais uma vez, para si, a sua grande maioria seriam  radioamadores que se dedicam a essa escuta como hobby.

Achava também que a  onda curta é um meio de distribuição obsoleto pela má qualidade do som recebido ( nunca escutou certamente o DRM ) quer pela necessidade de semestralmente serem alteradas e comunicadas as frequências, quer pelo elevado custo da utilização e manutenção de emissores de grande potência ( não rebateu o facto de que o seu custo anual corresponderia grosso modo a um só dia de funcionamento da RTP ).

Portanto e para abreviar, nada a acrescentar ao que todos conhecemos desta narrativa, usada pelo seu ex-colega Presidente da RTP e pelo também ex-ministro Miguel Relvas na Assembleia da Republica, quando foi chamado à comissão.

Espero, muito sinceramente, que o Dr António Feijó equacione tudo novamente e nos dê, pelo menos a alguns de nós, uma alegria.

João Costa (CT1FBF)


Em 22 de janeiro de 2015 17:26, CT1GZB - José Luís Proença <ct1gzb  netcabo.pt> escreveu:


---
Este e-mail foi verificado em termos de vírus pelo software antivírus Avast.
http://www.avast.com




Mais informações acerca da lista CLUSTER