ARLA/CLUSTER: O futuro da RDP Internacional, caso ele ainda exista.

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com

 Em entrevista dada à senhora Provedora do Ouvinte, Paula Cordeiro, o
senhor director de informação, Fausto Coutinho, e por aquilo que se
depreende das suas por vezes comedidas palavras, em principio é ponto
assente que nunca mais da RDP Internacional vai emitir em Onda Curta
desde Portugal. Ao que parece, mas não mencionado nesta entrevista,
prepara-se inclusive o desmantelamento do antigo Centro Emissor de
Onda Curta.

Quanto à distribuição dos conteúdos, estes vão continuar a ser
difundidos pela Internet, satélite e emissor de FM em Timor (que se
encontra avariado à meses). No caso de Timor, já existe em armazém um
novo emissor de FM, mas devido à logística para lá o colocar e a um
protocolo com o serviço publico desse país, tal ainda não foi possível
e não se sabe quando será exequível, visto que tal passa inclusive por
Timor assegurar a sua manutenção futura  e guarda dentro das suas
próprias instalações.

O futuro do serviço, passará pela colocação de vários emissores locais
de FM nas zonas dos países onde exista uma maior concentração de
emigrantes portugueses, diz-se que é muito mais barato o funcionamento
de um emissor de FM ao custa da energia de um emissor de Onda Curta
(na minha opinião, acho que se está a tentar comparar um rato com um
elefante, mas enfim, nada que me surpreenda) e parcerias com rádios
locais.

Os conteúdos vão ser profundamente alterados, porque os nossos atuais
emigrantes pouco tem a haver com os antigos.

Mais pode ser escutado, descarregando o podcast ou ouvindo por "streaming" em:
http://rsspod.rtp.pt/podcasts/at1/1501/3368223_173243-1501191842.mp3

Chatice mesmo, é que os ouvintes ainda continuam a pedir a volta da Onda Curta.

João Costa (CT1FBF)