ARLA/CLUSTER: Do telefax ao Skype por Luís Filipe Anjos

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Domingo, 11 de Janeiro de 2015 - 18:56:34 WET

Chaves. Finais da década de 80. Estou numa visita de estudo às
instalações dos CTT, no Largo das Freiras e, conjuntamente com os meus
colegas de turma, assistimos entusiasmadíssimos a uma demonstração de
funcionamento de um meio de comunicação revolucionário na época: o
telefax, abreviadamente designado por fax, ou também chamado
telecópia.

O funcionário dos CTT pega numa folha branca e numa caneta e escreve
uma pequena mensagem. De seguida, insere a folha num aparelho
semelhante a um scanner, digita um número de telefone e a folha começa
a desaparecer na parte superior do equipamento para logo aparecer um
pouco mais abaixo, após ter sido “lida”. O destino da mensagem de
demonstração foi a estação dos CTT de Vila Real, que passados uns
quatro ou cinco minutos nos responde.

O equipamento emite um sinal sonoro e, lentamente, uma folha com a
mensagem de resposta começa a surgir aos olhos esbugalhados de todos.
O telefax representa, explica-nos o funcionário, um grande avanço
relativamente ao telex (um outro meio de comunicação da época e já
existente há vários anos), pois permite a transmissão não só de texto,
mas também de uma imagem, um documento ou uma fotografia.

Leiria. Setembro de 2014. Estou na minha hora de almoço a tomar um
café no centro comercial. Na mesa ao lado, um homem de meia-idade
termina o seu café, afasta um pouco a chávena para ganhar algum espaço
na mesa e abre o seu notebook. De seguida, coloca um auricular no
ouvido, ajusta o microfone e passados alguns instantes está em
conversa online, com som e imagem em tempo real, com a filha (que
tanto poderá estar em casa, como na biblioteca da faculdade, ou em
qualquer outro local do outro lado do mundo…).

E pensar que há pouco mais de duas décadas atrás eu e os meus colegas
ficámos estupefactos ao assistir a uma simples demonstração de envio e
receção de um fax…

Fonte: Diário A  tual