Re: ARLA/CLUSTER: Re: Holanda: Fim das emissões comerciais em FM analógico e inicio das digitais em DAB

Luís Carvalho mundodaradio gmail.com
Terça-Feira, 6 de Janeiro de 2015 - 13:02:50 WET

Estimados,

Poder-se-á dizer que a rádio digital é uma questão política... mas também,
indubitavelmente, económica. De facto, uma migração para o DAB, DAB+ ou
outra tecnologia inteiramente digital obriga as emissoras de rádio a pôr de
lado todos os equipamentos analógicos ainda utilizados nos estúdios, bem
como, em certos casos, a migrar o sistema de transmissão do sinal entre os
estúdios e, no caso de uma "simples" rádio local, o emissor.

Estamos certos se considerarmos que todo este processo de adequação
tecnológica não é propriamente fácil e barata. Por cá, como se sabe, a RTP
está preparada (já emitiu em DAB); já os restantes grandes operadores
(r/com [Renascença], Média Capital Rádios, TSF, etc), modernamente também
utilizam em grande parte equipamentos digitais, embora se admita que
algumas estruturas de emissão ainda dependam de um ou outro equipamento
analógico. Já as rádios locais que vão (sobre)vivendo, operam como podem,
com a prata da casa. Há rádios que em termos de tecnologia, tirando o PC
com software de automação, pouco evoluíram desde os anos 90.

Montar uma rede nacional de emissores DAB é, igualmente, um processo caro e
complexo. Por utilizar frequências mais elevadas que as empregues em VHF-FM
e por ser uma questão de "tudo ou nada", emitir em DAB exige normalmente um
número de emissores superior aos existentes na rede analógica, mormente em
zonas cuja orografia não é muito amiga da cobertura radioeléctrica das
emissoras. A própria RTP planeava, em meados da década de 2000-2010, vários
emissores DAB para reforçar a cobertura em certas zonas. No Alentejo estava
projectado um tx na Serra de Ossa (estrutura que foi, de facto,
construída... mas para a "velhinha" VHF-FM), Serra de Monfurado
(Montemor-o-Novo); no Baixo Alentejo, Vila Verde de Ficalho (Serpa) e Corte
da Velha (Mértola). Adianto que estavam em estudo outros emissores noutras
zonas do país.

Se na rádio analógica, ouve-se perfeitamente em estéreo, ouve-se
razoavelmente, ouve-se com algum ruído, ouve-se muito mal, no DAB/
DAB+/DRM/outras tecnologias digitais, ou se ouve perfeitamente, ou não se
escuta de todo, razão pela qual a densidade de emissores, para assegurar
uma cobertura idêntica ou superior à VHF-FM, terá de ser maior e bem
planeada.

Fala-se da Holanda, mas convém lembrar um pormenor: os Países Baixos
constituem uma região orograficamente plana, praticamente sem elevações,
onde um só tx VHF-FM servia grande parte da nação. O dia em que a torre que
sustentava o tx principal da rádio pública holandesa ardeu, grande parte do
país viu-se com alguma dificuldade para sintonizar as rádios.

O caso da Noruega é substancialmente diferente, tendo uma rede com,
literalmente, mais de um milhar de txs VHF-FM da rádio pública... Tendo de
substituir e modernizar equipamento, mais vale gastar milhões de coroas
norueguesas no DAB. Suécia também tem muito dinheiro. Todavia,
curiosamente, a vizinha Finlândia desistiu do DAB há uns anos e até agora,
tanto quanto sei, não terá planos a curto prazo para o reactivar.

Dinamarca tem também rádios com muito dinheiro; Alemanha, idem - e se
necessário, a Srª Merkel empresta algum às grandes empresas de media
germânicas. Reino Unido, money, BBC e lobbies do DAB. Suíça, capital também
não falta.

E o resto da Europa? DAB em Espanha, Madrid e Barcelona. Portugal, ardeu.
Grécia, muito pouco (se não ardeu já também). Irlanda, RTÉ e pouco mais, a
cerca de 50% da população.

Carros... Quantos carros com DAB se vendem em Portugal? E na Espanha? E na
Grécia? Aliás, carros novos, com ou sem DAB? Ah, não há dinheiro...
Há dois tipos de países: os que têm grandes empresas de media com grandes
lucros para inovações tecnológicas e onde os habitantes andam de carro
novo... de preferência com rádio DAB, e os países onde as emissoras contam
os tostões da publicidade para viver e onde as pessoas não compram rádios
DAB com direito a motor 1.3 cdti 95cv, cruise control e jantes de liga
leve. Como dizem os americanos, "é a economia, idiota!".

Cumprimentos,
Luís Carvalho

No dia 5 de janeiro de 2015 às 17:08, João Costa > CT1FBF <ct1fbf  gmail.com>