Re: ARLA/CLUSTER: Ligar vários receptores rádio FM em paralelo (Off topic)

Luís Carvalho mundodaradio gmail.com
Segunda-Feira, 16 de Fevereiro de 2015 - 00:41:09 WET

Caro Paulo Mendes,

O que descreve faz-me recordar o sistema de som ambiente utilizado em
certos edifícios nos anos 80 e 90, por exemplo, hotéis e estabelecimentos
similares (mas também noutros ramos de negócio com contacto directo com o
público). À cabeça da instalação, encontram-se uns três sintonizadores. Um
responsável pelo estabelecimento podia definir o canal 1 para a Antena 1, o
canal 2 para a RR e o canal 3 para a RFM, por exemplo. O que saía do
equipamento de sintonia eram três canais de áudio que eram obviamente
transmitidos por fios até aos quartos. Em cada quarto estava disponível um
altifalante e uma espécie de consola com o botão de volume e o botão para
escolher o canal, de modo a que cada cliente pudesse usufruir do serviço
como bem entendesse. Bem, nunca vi como era em pormenor uma instalação,
todavia, como o que estava  ser transportado eram canais sonoros, não havia
problemas de recepção.

Não obstante, creio que o problema  por si descrito é bem diferente. Se
existe uma grande perda de sinal na instalação, tente, na medida do
possível, utilizar cabos coaxiais de boa qualidade, com comprimento próximo
do necessário para a instalação. Note que quanto mais comprido é o cabo,
maiores serão as perdas. Quando tiver de partilhar o sinal de um cabo,
utilize repartidores de sinal. Em todo o cabo, tente reduzir ao essencial
as ligações. É preferível um cabo de qualidade (também se aplica às fichas)
com 5m do que 3 cabos de 1,5m ligados entre si, por exemplo; todavia, se
pode realizar o mesmo serviço com um cabo de 5 m não instale um com 10m.

Assumindo que a instalação está bem feita, todavia continua a ter uma
recepção muito fraca, tente utilizar um amplificador regulável. Note que o
amplificador, perdoe-me o pleonasmo, amplifica o sinal... mas também o
ruído. Por conseguinte, regule judiciosamente o  ganho do aparelho de modo
a melhorar a recepção sem causar saturação de RF.

Não sei em que zona do país se encontra, mas consegue receber bastantes
estações num rádio portátil? Assumindo que não tem problemas de recepção,
pode crer que o problema reside na sua instalação. Insisto com a regra de
ouro: quanto menor atenuação a montante de uma parte do circuito, melhor.

Cumprimentos e 73,

Luís Carvalho

No dia 15 de fevereiro de 2015 às 23:49, Paulo Mendes <ct2hqt  gmail.com>