ARLA/CLUSTER: Vem ai mais .....

CS7AGH cs7agh sapo.pt
Quinta-Feira, 12 de Fevereiro de 2015 - 11:47:18 WET

Já comentei aqui no cluster e volto a repetir, nesse aspeto realmente,
para o bom e para o mau, a margem sul e lx são uns privilegiados.
Com um simples dual band portátil temos dezenas de repetidores à mão de
semear

Varatojo, Montejunto, Aldeia Chãos e Montemor já depende muito da
localização. Mas pelo menos Montejunto ouve-se perfeitamente em quase
todo o distrito, não se ativa é tão facilmente. Nestes inclui-se
obviamente quase tudo, 70cm, 2m, d-star, echolink e num futuro próximo
fusion.
Como um colega referiu num dos posts anteriores, curioso é estarem
(quase) todos às moscas, com exceção para o Echolink da Amoreira, sem
dúvida o repetidor com mais atividade da zona mas eu sou apologista,
como o Pedro, de quanto mais melhor, desde que se possa e tenham vontade
para tal.
Em Loriga por exemplo, não se ouve Estrela tirando com o vento de feição
mas ouve-se e fala-se via Lousã!

Se Santa Comba Dão tivesse um repetidor ou o próprio Piodão, Loriga e
arredores já teria cobertura de dois repetidores.
Neste momento se cair Lousã, Cabeça (nos sítios onde não chega à
Estrela) e Loriga ficam isoladas de comunicações. Em Lisboa, podem cair
5 ou 6, existe sempre mais um :)

Só um aparte em relação à resposta do colega Rui

/Enquanto sou classe 3 ter repetidores na minha zona ou não é igual ao
litro./

No meu caso concreto, diria que 85% ou mais da escuta que fiz durante o
tempo de CR7 foi nos repetidores da zona. Porquê? Porque raramente
apanhava alguém nos canais simplex, tirando uma ou outra rodinha noturna
entre meia dúzia de OMs. Ora, se estou limitado a escuta e não tenho o
que escutar, o que faço? Os repetidores resolvem isso, mais que não
seja, valha pelo que valha, o Echolink. Sim, porque como CR7 não se pode
utilizar o software para telemóvel/computador mas pode sintonizar a
frequência de um qualquer repetidor ligado à rede no seu rádio.

73,
Paulo
CS7AGH