ARLA/CLUSTER: Modos digitais

CS7AGH cs7agh sapo.pt
Segunda-Feira, 2 de Fevereiro de 2015 - 16:29:47 WET

Boa tarde.
No ano passado em Almeirim questionei alguns colegas sobre a mais valia
de apostar num rádio portátil digital, dada a mais valia dos pequenos
repetidores d-star como o Rasp. PI lá em demonstração e fiquei curioso
com a solução, dada também a oferta D-Star na área da grande Lisboa e
arredores. Hoje, tomei conhecimento pelo caríssimo João Costa que vamos
passar a ter três repetidores Fusion que vêm assim fazer "rivalidade"
aos D-Star já espalhados pelo território nacional (leia-se,
principalmente no litoral).

Lendo na diagonal os dados do Fusion, não vejo grandes vantagens deste
sobre o D-Star, apenas que são provenientes de empresas rivais.
A questão é, hoje em dia vale a pena investir num, no outro ou em
nenhum? É que mesmo com este "aumento de oferta" para quem tem ou quer
comprar Yeasu e não Icom, sinceramente a última parece-me mesmo assim a
mais plausível.
Qual foi a razão principal das três associações investirem no Fusion e
não no D-Star? Preço dos equipamentos? Inovação? Provavelmente, há
semelhança do que ocorre nos portáteis, o preço andará ela por ela e
fugir de um sistema que até tem alguma utilização (pelo número de
repetidores, não de utilização dos mesmos, valor que desconheço) para um
menos "provado" em terras lusitanas parece-me no mínimo arriscado. Não
estou a reclamar, estou apenas a tentar compreender o porquê. Bem sei
que os que funcionaram como híbridos terão sempre o analógico disponível
mas mesmo assim.
Qualquer dia andamos com um FT2Dx num bolso e um ID-31 no outro... isto
quem tenha bolsos fundos o suficiente para o fazer claro :)
Compreendo que nem todos gostam de carne e nem todos gostam de peixe,
mas sendo eu dos "gajos" mais inovadores e curiosos em tecnologia que
conheço, mediante as minhas possibilidades obviamente, não percebi esta
aposta num sistema, que volto a frisar, vai agora ter o terceiro
repetidor no país. Sei que temos de começar por algum lado mas... se só
leio por essa Internet fora que alguns repetidores estão às moscas -
venha o dia 1 de Março! - vale a pena instalar novos que implicam compra
de novos equipamentos e específicos, para os trabalhar em modo digital?
Se comprar um FT1D/FT2D, com quem falo em digital hoje em dia? Eu já só
conheço meia duzia de OM's com IC-92 e similares, quanto mais com Fusion.

73,
Paulo
CS7AGH