ARLA/CLUSTER: GZV 4000 comportamento e reparação ...

Pedro Ribeiro ct7abp gmail.com
Domingo, 1 de Fevereiro de 2015 - 03:09:03 WET

Caros,

A minha fonte GZV4000 (Diamond) sempre foi muito barulhenta da parte da
ventoinha.
Assumir ser uma característica da mesma o incómodo zumbido da
turbulência do ar que a mesma causava.

Há dias, como a garantia já expirou, revolvi resolver-lhe um outro
"problema" que era a falta de retro iluminação do mostrador de
Voltímetro/Amperímetro. Desta parte está resolvido, dois LED brancos,
uma resistência e um pouco de cola quente e está feito (de notar que a
versão americana desta fonte vem de origem com iluminação do mostrador).

Ao analisar o miserável esquema disponível para ela na net, reparo que a
ventoinha é controlada por um circuito em função da temperatura (o que
nunca me parece nunca ter acontecido na minha).

Se têm fonte igual, por favor confirmem-me. Quando a fonte é ligada, sem
qualquer carga que a faça aquecer. A ventoinha arranca logo? Notam a
variação da rapidez da ventoinha com a temperatura?

Não consigo encontrar na placa o termistor mencionado no esquema, a
digitalização do mesmo está péssima o que não ajuda. Estou desconfiado
que esta fonte ou tem esse circuito (de controlo de velocidade da
ventoinha) de origem avariado, ou que para pouparem uns trocados, nesta
versão substituíram o termistor por uma resistência comum e daí ter
sempre ruídeira.

Algum de vós me consegue orientar para onde estará o termistor na PCB?
Têm esquema melhor que este?
(o da versão americana não serve, tem diferenças substanciais!!!)

Esquema (ilegível em grande parte) em:
https://www.dropbox.com/s/6h3z0zb5k0acld5/GZV4000-506CE.pdf?dl=0

73!

--