ARLA/CLUSTER: Re: Banda dos 5 MHz - Holanda

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quinta-Feira, 3 de Dezembro de 2015 - 19:23:13 WET

Boa Tarde novamente Pedro e restantes colegas.

Deixa-me que te diga que tenho um grande apreço em discutir estas
questões contigo em múltiplos fóruns abertos. Por mim, todos aqueles
que se interessem devem ser chamados a participar e a estar
informados.

"Não sendo muito versado em procissões, penso saber que o trajecto é
combinado antes da procissão sair do adro, quando não é antes..."

- No breve tempo em que fui acólito era assim, mas por vezes o Sr.
Prior mudava o trajecto à ultima da hora sem nos dar conhecimento,
limitando-mos nós a segui-lo sem saber muito bem o trajecto que dai
para a frente iria tomar a procissão.

" Com as decisões tomadas na WRC-15 todos os pressupostos que antes
foram assumidos muito dificilmente se manterão válidos, não obstante o
excelente trabalho do colega José Francisco, CT4AN, na preparação da
posição portuguesa para a WRC-15, que deve ser bastamente elogiado e,
se tal for possível pela parte dele, deve continuar com o assunto nas
suas mãos!"

- Muito sinceramente espero que nem todas as decisões tomadas por
maioria na WRC-15 sobre os 5 MHz sejam "ipsis verbis" transpostas para
todas as legislações nacionais igualmente. Considero-as, como já
referi anteriormente "mínimos olímpicos", mas onde cada administração
poderá, como neste caso em apreço da Holanda e especialmente noutros
já assumidos, aumentar mais o seu segmento e mesmo potencia a
atribuir, tendo em consideração sempre a sua posição geográfica e
especialmente as posições anteriormente assumidas pelos seus vizinhos.

Neste caso, acho que os nossos vizinhos mais próximos tinham as mesmas
posições que tínhamos nós. Obviamente, se fizéssemos fronteira com os
fortes opositores que nem 1 kHz queriam conceder, o caso mudaria de
figura, como alias, as regras impõem numa conferencia para acordos
mundiais.

Obviamente, estou inteiramente contigo e penso que todos nós, no
sentido do elevado apreço pelo excelente, abnegado trabalho e oportuna
disponibilidade do nosso colega José Francisco (CT4AN), que daqui
elogio a ele e a todos os que consigo colaboraram, na preparação e
defesa da posição portuguesa para a WRC-15.

Sinceramente, eu só teria nesta era de participação colaborativa
online aberto um forum livre, onde periodicamente ia dando
conhecimento do decorrer das reuniões e das posições tomadas,
esperando a contribuição solidária de outros que de forma particular e
mesmo autónoma, mesmo que para alguns os seus representantes não
tivesses em oportuno tempo respondido à chamada oficial efectuada, por
certamente, múltiplas e quiçá atendíveis razões pessoais e
profissionais.

Alias, repara que hoje em dia as tomadas de posição da própria ANACOM
são sujeitas a previa consulta publica aberta a todos sem excepção,
sendo eles associados ou não de alguma entidade representativa, sendo
por vezes, como já aconteceu em diversas ocasiões ultimamente,
melhoradas por estes nesta forma aberta, participativa e inclusiva.

Para já temos a abertura mundial assegurada de uma nesga, compete-nos
a todos alargar essa fenda, demonstrando que o que queremos é
utiliza-la para o bem comum de todos em casos de catástrofes e
desastres. Penso que os cépticos e a minoria que se opôs, e mesmo
aqueles que nos apoiaram, não nos perdoariam alguma vez se a
utiliza-se-mos só para concursos e afins, e não para os nobres
propósitos que foram sempre enunciados e perfeitamente fundamentados.

Com os meus mais cordiais cumprimentos,

João Costa (CT1FBF)