ARLA/CLUSTER: APRS com Baofeng e APRS com Google Earth

Rui Oliveira ruimail24 gmail.com
Sábado, 15 de Agosto de 2015 - 16:33:04 WEST

Boa tarde caros colegas.
Queria partilhar convosco os meus últimos trabalhos, dado que não há
muito beneficio em mantê-los propriedade privada (ou fazer lucro com
eles, a propósito de uma discussão recente aqui).

O primeiro é o "meu" sistema de APRS usando rádios "comuns" (no meu caso
um Baofeng GT3). Existem vários sistemas mais ou menos complicados para
isto, como os kits "EasyDigi" mas a minha versão é mais barata. É de
forma muito basicamente uma placa que a partir de uma entrada e uma
saída de áudio de/para um computador e mais um sinal de controlo do PTT
envia sinais AX.25 via "qualquer" rádio, usando o conhecido programa
Soundmodem (ou UISS ou equivalente). O objetivo foi manter o sistema o
mais barato possível, por isso tem poucos componentes. Ao todo custou-me
menos de 10€ fazê-lo.
Deixo algumas fotografias aqui:
http://imgur.com/a/Qa9yE
E deixo o esquema e a placa aqui:
https://goo.gl/A2VuJZ
A placa foi fabricada por um fabricante /lowcost/ nos Estados Unidos, a
OSH Park, que guarda links diretos para as encomendas feitas:
https://oshpark.com/shared_projects/DmVxWBKG  (Recomendo mesmo enquanto
fabricante de PCB's)
Se alguém estiver interessado, é só comunicar que eu estou cá para
informar. Não faço é mais protótipos. Não tenho stock de placas nem de
cabos.

Em segundo lugar, ainda no tema do APRS queria partilhar convosco um
projeto de programação. Na minha procura por software de APRS, nunca vi
um software com um sistema de mapas muito bom. Por isso deitei mãos à
obra e fiz eu próprio um pequeno programa que "ouve" o Soundmodem (ou
AGWPE ou equivalente) via TCP e cria um kml que pode ser aberto no
Google Earth e que vai sendo atualizado. O programa ainda é um "beta"
total, mas tenho o meu em testes há algumas horas sem problemas. Mas
gostava que alguém mais, se quisesse, pudesse ajudar-me a testar o
programa, deixando-o correr. Ele pode correr em paralelo com qualquer
outro programa de APRS, não interfere em nada, nem espia e me envia os
vossos dados.  A unica coisa que o programa faz é criar um ficheiro
*.INI, que pode ser editado caso haja necessidade, e 2 ficheiros *.kml,
sendo que basta apenas abrir um dele (cujo nome identifica bem).
Aliás, deixo aqui o código fonte:
https://goo.gl/MK8KfG
E o programa em si para quem quiser testar:
https://goo.gl/OOOk4T

Agradeço o vosso tempo.

73;
Rui Oliveira