ARLA/CLUSTER: Re: [REP-Noticias] Recordar

Rui Oliveira ruimail24 gmail.com
Quinta-Feira, 13 de Agosto de 2015 - 10:22:13 WEST

Ainda ontem falava eu com um caro bombeiro que me pediu ajuda para
programar os rádios deles com as frequências da ROB (Rede Operacional de
Bombeiros), que eu desconhecia. Tanto sistema paralelo tem eles: ROB,
SIRESP etc etc etc. E o curioso é que mesmo SIRESP só os permite falar
entre bombeiros (vai-se lá perceber) e depende da rede para funcionar
(mais valia usar um telemóvel). Em conversa veio a questão dos
radioamadores em coordenação de comunicações de emergência e o
comentário foi que nem ele, nem a administração do quartel dele
conheciam qualquer protocolo de colaboração entre amadores e proteção
civil, ou seja quem for.
Eu pessoalmente acho difícil que vá haver um bom plano de coordenação
quando nem os políticos nem (provavelmente) os altos quadros da PC sabem
o que é o radioamadorismo, ou o que implica, ou que possibilidades de
comunicações temos nós acima do multi-milionário SIRESP.
Uma nota final sobre o equipamento que esta na estação da REP do Porto:
Eu já lá estive, já o vi, e posso atestar as palavras do colega Luciano.
Se não é usado no terreno, ou em exercícios é porque alguém não quer. E
duvido, pelo contacto que tive com eles, que os colegas da estação
tenham má vontade.

73;
Rui Oliveira
CR7ALW