ARLA/CLUSTER: Acessibilidade para deficientes visuais aos smarthphones Android.

Joăo Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Segunda-Feira, 10 de Agosto de 2015 - 16:42:41 WEST

Este fim de semana no meio de um monte alentejano resolvi, em mĂĄ altura,
activar a opção “*Talkback*” do meu smarthphone.  A opção “*Talkback*”, não
Ă© mais de que um sintetizador de voz que lĂȘ o conteĂșdo da tela e que serve,
diz o pessoal da Google, para ajudar gratuitamente os invisuais na
acessibilidade aos smarhphones android; Porque foi uma må opção...., porque
nĂŁo tinha internet e depois de activar o Talkback nĂŁo soube como
o desactivar e fiquei praticamente sem telemĂłvel durante o fim de semana.

Foi também uma péssima ideia, porque a aplicação que tenho instalada de
raiz estĂĄ em inglĂȘs (tĂ­pica versĂŁo em inglĂȘs da amĂ©rica) e ler uma tela com
sotaque em inglĂȘs, nĂŁo lembra nem ao diabo a um cidadĂŁo portuguĂȘs de
Portugal e muito menos, caso, imagino, sendo ele invisual. Mas existe, por
exemplo, uma opção paga, para pÎr o *Talkback a falar, por intermedio de
outra App, em portuguĂȘs do Brasil (ler mais abaixo).*

Para desativar *Talkback* e chegar novamente à (bendita) função
de "Acessibilidade" Ă© fazer tudo como habitualmente, mas sĂł que neste caso
tem de ser SEMPRE feito com DOIS DEDOS ou DOIS TOQUES na tela. Era esta
preciosa informação que me falta lå no monte alentejano.!

Infelizmente, a acessibilidade para deficientes visuais através do sistema
operacional Andoid ainda estå um bocado, por aquilo que conheço, na
prĂ©-histĂłria, se comparada com o que existe de excelĂȘncia na Apple, tendo
esta empresa uma secção de desenvolvedores de software  dedicada para este
segmento especifico. Alias, o iOS (iPhones e companhia), sĂŁo considerados
por muitos como os melhores amigos dos invisuais, tal a sua elevada e bem
pensada acessibilidade (ouvir o José Rogério Silva  que mantem um podcast
com muitas dicas para deficientes visuais. em " iOS Para Cegos  Brasil ":
https://soundcloud.com/#iosparacegos e ainda em http://www.dicasapple.com/
feed/.

JoĂŁo Costa (CT1FBF)

Tutorial: Faça seu Android falar portuguĂȘs – Um guia para cegos e pessoas
que precisam de um leitor de telas

Se vocĂȘ estĂĄ achando estranho o tĂ­tulo, saiba que sim, os cegos usam
normalmente celulares e computadores. Praticamente igual a qualquer pessoa
que enxerga.[image: android-logo]
<https://bemquevi.files.wordpress.com/2011/10/android-logo.png>
Isto é possível graças aos aplicativos leitores de tela e os mecanismos de
sĂ­ntese de voz, capazes de transformar o texto que estĂĄ sendo mostrado na
tela em uma voz humana que pode ser compreendida pelo usuĂĄrio, mesmo sem
olhar.

Eu sei disto porque um dos meus primeiros clientes, e que posteriormente se
tornou amigo e até padrinho do meu casamento é quase cego e usa este tipo
de aplicativo. O irmĂŁo dele inclusive Ă© totalmente cego e nem monitor usa.
Ambos utilizam o aplicativo Jaws (que Ă© um saco de configurar diga-se de
passagem) para auxiliar no uso do computador e se saem muito bem com ele.

Tempos atrĂĄs me surpreendi com eles utilizando um telefone Symbian N71 se
nĂŁo me engano, com o leitor de tela funcionando e achei bem legal. NĂŁo
sabia que era possível. Fui dar uma fuçada e descobri que no Android também
podemos usufruir da tecnologia com alguns passos nĂŁo muito simples. Por
isto escrevi este tutorial.

Os Androids, pelo menos os aparelhos que tenho, jĂĄ vem carregados com uma
opção de acessibilidade, e um mecanismo de síntese de voz, o PICO TTS. No
entanto ele nĂŁo possui opção de idioma em portuguĂȘs do Brasil o que torna
seu uso para nĂłs brasileiros inĂștil. Tente ler um texto em portuguĂȘs
utilizando uma voz tts em inglĂȘs ou espanhol e vai entender o que estou
dizendo. Neste tutorial nĂłs vamos resolver este problema. VocĂȘ precisarĂĄ
gastar R$ 5,53 para comprar uma voz em portuguĂȘs do Brasil mais adiante.

Como a maioria dos Androids Ă© vendido com tela de toque, recomendo aos
cegos que escolham aparelhos que possuem um teclado físico, ou mesmo um “D”
pad para navegar pelos menus, pois quando vocĂȘ usa apenas a tela de toque,
o leitor de tela somente lĂȘ depois que vocĂȘ jĂĄ tocou. Utilizando o “D” pad
ou as setas do teclado fĂ­sico (Motorola Milestone por exemplo) cada item
selecionado Ă© lido.

Vamos lĂĄ, se vocĂȘ Ă© cego, recomendo que peça ajuda a alguĂ©m durante a
configuração pois, algumas opçÔes são realmente chatas de achar sem
assistĂȘncia. Mas se vocĂȘ se sente “Like a boss” como meu amigo, ou se jĂĄ
tem gravado a posição das opçÔes no Android, pode fazer sozinho.

– Primeiramente ligue seu celular e vĂĄ em *ConfiguraçÔes*.

– Em seguida vá no menu “*Acessibilidade*”

 – Ao entrar aqui pela primeira vez, vocĂȘ receberĂĄ a mensagem de que
nenhuma aplicação de acessibilidade estå instalada. Clique em ok para
instalar. O aplicativo se chama “*TalkBack*” e ele Ă© um leitor de tela
gratuito. *ATENÇÃO*: Alguns telefones como o Atrix da Motorola já vem com
um mecanismo de acessibilidade instalado chamado “*Comando por voz*” e fica
exatamente onde ficaria o “*Talkback*”. Neste caso basta marcá-lo.

[image: 20111002183852]
<https://bemquevi.files.wordpress.com/2011/10/20111002183852.png>[image:
20111002184255]
<https://bemquevi.files.wordpress.com/2011/10/20111002184255.png>

– Uma vez instalado, retorne ao menu de *Acessibilidade* e marque as opçÔes
“*Acessibilidade*” e “*Talkback*”.

[image: 20111002184811]
<https://bemquevi.files.wordpress.com/2011/10/20111002184811.png>

– Neste momento seu celular já vai estar falando a torto e a direita, mas
infelizmente em inglĂȘs. Precisamos corrigir isto! E para tanto, vamos
instalar um outro aplicativo de sĂ­ntese de voz com suporte a portuguĂȘs do
Brasil, o *SVOX Classic*. *Clique aqui*
<https://market.android.com/details?id=com.svox.classic> para ir direto a
pagina do aplicativo no market, ou apenas procure por *SVOX Classic* no
market do celular e instale-o. Ele também é gratuito, jå que é apenas a
engine e nĂŁo faz nada sozinho.
– Abra o aplicativo e procure pela bandeirinha do Brasil. Clique nela e
vocĂȘ verĂĄ que hĂĄ a opção de comprar a voz brasileira, chamada “*Luciana*”
(quem escolhe estes nomes?). Compre-a, custa R$ 5,53 (2,99€) seu pão duro!
Basta clicar em “*Buy*” e será direcionado a página no Android
Market.(Existe uma versĂŁo trial para experimentar)

[image: 20111002185535]
<https://bemquevi.files.wordpress.com/2011/10/20111002185535.png>[image:
20111002185545]
<https://bemquevi.files.wordpress.com/2011/10/20111002185545.png>

– Quando acabar a instalação, feche tudo e vĂĄ novamente em “*ConfiguraçÔes*”.
Escolha o menu “*Entrada e saída de voz*”. Dentro dela escolha a opção
“*Configuração
de texto para voz (TTS)”.*

[image: 20111002190053]
<https://bemquevi.files.wordpress.com/2011/10/20111002190053.png>

– Bem no fim da tela, abaixo de *Mecanismos*, marque a opção “*SVOX Classic
TTS*” e depois clique em “*SVOX Classic TTS (ConfiguraçÔes SVOX Classic
TTS)*” abaixo.
– Dentro das configuraçÔes do SVOX, marque a opção “*Language Override*” e
em *Select Preffered voice per language,* toque para escolher “*Luciana*”
como padrĂŁo. Mesmo que ela seja a Ășnica opção Ă© importante clicar e
escolher.

[image: 20111002193144]
<https://bemquevi.files.wordpress.com/2011/10/20111002193144.png>[image:
20111002193204]
<https://bemquevi.files.wordpress.com/2011/10/20111002193204.png>[image:
20111002194133]
<https://bemquevi.files.wordpress.com/2011/10/20111002194133.png>

– Feche tudo, abra novamente as “*ConfiguraçÔes*”, vĂĄ em “*Entrada e saĂ­da
de voz*” e depois novamente em “*Configuração de texto para voz (TTS)*”.
Na opção *ConfiguraçÔes padrĂŁo*, toque em “*Mecanismo padrĂŁo*”, e escolha a
opção “*SVOX Classic*”.
Luciana passarĂĄ a ler a tela automaticamente em bom e claro portuguĂȘs!

[image: 20111002194120]
<https://bemquevi.files.wordpress.com/2011/10/20111002194120.png>

O uso do TTS (texto para voz) nĂŁo Ă© exclusividade dos cegos. HĂĄ vĂĄrios usos
para ela, como por exemplo a leitura de e-books, navegação GPS entre outros.

No Android, o leitor de tela ainda Ă© bem bĂĄsico, nĂŁo sendo capaz de ler por
exemplo, o texto nos sites abertos pelo navegador. E seu funcionamento
varia de aparelho para aparelho.
No Atrix por exemplo, ele lĂȘ o texto nos emails do GMail perfeitamente, mas
somente o corpo do email. JĂĄ no Galaxy da Samsung ele lĂȘ tudo, cabeçalho,
opçÔes, e o corpo do email. No entanto ele não para de ler quando vou para
outra mensagem. É preciso desligar a tela e ligar de novo para ler o outro
e-mail.

VocĂȘ pode (e deve) instalar tambĂ©m o aplicativo Accessibility
Preferences (clique
aqui
<https://market.android.com/details?id=com.marvin.preferences&feature=related_apps>).
Com ele vocĂȘ poderĂĄ por exemplo escutar o nome do contato que estĂĄ te
ligando e outras opçÔes interessantes.

Visite tambĂ©m a pĂĄgina “Android Accessibility
<http://eyes-free.googlecode.com/svn/trunk/documentation/android_access/index.html>”
(em inglĂȘs) onde sĂŁo tiradas vĂĄrias dĂșvidas sobre acessibilidade no
Android. Incluindo uma lista de aparelhos compatĂ­veis.

Apesar de se dar muito bem com o Nokia N71, eu vi que meu amigo ficou muito
interessado em usar um Android, principalmente por conta do tamanho da
tela, como eu disse ele nĂŁo Ă© totalmente cego. No dia nĂŁo soube como ativar
a leitura de tela para ele, mas agora espero que ele se sinta mais em casa
e venha testar o mundo do robÎ também.