ARLA/CLUSTER: Siri em português: todos os comandos para dominar a assistente da Apple

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com

De: antonio gregorio <antoniogregorio  vodafone.pt>
Data: 22 de abril de 2015 19:04
Assunto: Siri em português: todos os comandos para dominar a assistente da Apple
Para

Com o lançamento da versão 8.3 o iOS, a Siri passou, finalmente, a
falar em português. Dessa forma, agora é possível executar diversos
comandos, realizar pesquisas e fazer perguntas para a assistente
pessoal da Apple no nosso idioma materno.

A lista de comandos é bem extensa e permite a você ligar para
contatos, adicionar notas e alarmes, abrir aplicativos, pesquisar na
internet, escrever mensagens, explorar mapas, realizar ajustes no
aparelho (como ativar o Bluetooth ou aumentar o brilho da tela) e
muito mais.

Porém, é preciso salientar que, embora a versão em português
"brasileiro" tenha saído do beta, muitos problemas podem ser
encontrados. Por exemplo: devido ao fato de ela estar no nosso idioma,
a Siri não reconhece muito bem palavras em inglês. Além disso, ela
ainda pronuncia palavras de forma errônea e oferece resultados
inesperados para alguns comandos.

Ligar e fazer uma chamada com o Facetime

Para fazer uma ligação, você pode dizer apenas “Ligar para” e, em
seguida,  o nome da pessoa.
Se você colocar apenas o nome, a Siri vai pedir para você confirmar a
ligação, tocando em “sim”.
Se você falar o nome e o sobrenome, a assistente vai ligar diretamente.

Todos os comandos aceitos:
•Ligar para o Manolo
•Ligar para o celular da Manolo
•Ligar para o Manolo no trabalho
•Ligar para 11 5555 0000
•Ligar para casa
•Ligar Para 190
•Ligar para os bombeiros
•Mostrar meu histórico de ligações
•Eu tenho alguma chamada perdida
•Disca o último número outra vez

Voicemail
•Eu tenho algum voicemail novo?
•Quero ouvir o voicemail do Manolo
•Com o Facetime é a mesma coisa: basta apenas você dizer “Facetime
com” e o nome da pessoa para que a Siri execute a operação
automaticamente. Estes são os comandos:
•FaceTime com o Manolo
•Faz uma ligação do FaceTime com o Manolo Baixaki
•Fazer uma ligação de áudio do FaceTime

Abrir aplicativos

Basta dizer a Siri o comando “Abrir” e o nome do aplicativo. Porém,
ironicamente, a assistente não consegue entender nomes de programas em
inglês, como os dos jogos HearthStone e Touch Racing.

Em alguns casos, ele entende por associação, como no caso do
aplicativo “Talko”, que foi aberto mesmo que ela tenha entendido
“Talco”.  Confira todos os comandos:
•Abrir o Facebook
•Jogar Angry Birds

Enviar mensagem

Enviar mensagens pode ser acionado com o comando de voz
“diga a (nome da pessoa) que”, seguido do conteúdo que você quer
mandar. Por exemplo: “diga a Manolo que venha me buscar às 7”. A
mensagem “venha me buscar às 7” será enviada para Manolo.

Você também pode usar o comando “Enviar uma mensagem para Manolo” e
aguardar a Siri perguntar o conteúdo da mensagem. Diga o que você quer
escrever e confirme com “Sim” para enviar.

Note que se houver mais de um Manolo em seus contatos, ela perguntará
qual dos Manolos você deseja enviar a mensagem. Sendo assim, você pode
falar o nome completo para facilitar. Além disso, ela confirmará o
telefone se houver mais de uma opção. Confira todos os comandos.
•Diga à Manolo que (mensagem)
•Enviar uma mensagem para Manolo
•Manda uma mensagem para o Manolo (mensagem)
•Fala para Manolo (mensagem)
•Enviar uma mensagem para o celular do Manolo (mensagem)
•Enviar uma mensagem para 11 5555 0000
•Mensagem de texto para Manolo e Manola (mensagem)

Ler alertas de mensagens
•Leia minhas mensagens novas
•Ler outra vez

Responder a mensagens
•Responder (mensagem)
•Diga a ele (mensagem)
•Ligara para Manolo

Buscar mensagens
•Lê a última mensagem do Manolo

Marcar eventos e compromissos

Marcar um evento em sua agenda é muito fácil. Basta dizer “marcar uma
reunião” e o horário. Você também pode agendar reuniões com pessoas de
sua agenda e também adicionar o assunto que deseja conversar e o local
onde ela acontecerá. Confira todos os comandos:
•Marcar uma reunião às 5
•Criar uma reunião com o Manolo às 8
•Criar uma reunião sobre pauta amanhã às 9 da manhã
•Novo compromisso com o Manolo Baixaki na sexta-feira às 2 da tarde
•Marcar uma reunião de pauta hoje às 6 da tarde na sala principal

Alterar eventos
•Mover minha reunião das 6 horas para às 7 horas
•Remarcar minha consulta com o Dr. Manolo para segunda-feira que vem
às 9 da manhã
•Adicionar o Manolo à reunião com a Manola
•Cancelar a reunião de pauta

Perguntar sobre eventos
•O que eu tenho para fazer hoje?
•O que tem no meu calendário na sexta-feira?
•Quando é a minha próxima consulta?
•Quando é a minha reunião com o Manolo?
•Quando é minha próxima reunião?

Mapas

O recurso de mapas é de extrema utilidade para quem deseja navegar à
bordo de um carro sem precisar tocar no aparelho. A Siri é capaz de
explorar diversos recursos, como a localização de postos de gasolina e
até da próxima curva. Confira a lista completa:
•Me mostre o caminho da casa
•Me mostre o caminho até o Parque Ibirapuera
•Caminho para o trabalho do meu pai
•Preciso do itinerário de São Paulo até o Rio de Janeiro
•Qual é o caminho até casa do Manolo?
•Onde é a próxima curva?
•Já chegamos?
•Quanto tempo falta?
•Procurar um posto de gasolina

Mapas
•Me mostre um mapa da Avenida Paulista
•Mostre a ponte Rio-Niterói

Empresas locais
•Buscar um café por perto
•Encontre o melhor salão de beleza
•Onde fica a Apple Store mais próxima?

Restaurantes
•Buscar uma pizzaria em Curitiba
•Encontrar restaurantes mexicanos por perto

Twitter e Facebook

Ambas as redes sociais podem ser acionadas com o comando de voz. Os
recursos mais básicos permitem que você poste tanto no Twitter quanto
no Facebook, enviando o conteúdo diretamente para a timeline. Confira:

Twitter
•Tuitar “xingando muito no Twitter”
•Tuitar com minha localização “férias na Europa”
•Tuitar “tomando bons drinks” hashtag marilac hashtaf espanha

Facebook
•Publicar no Facebook “Chega de spoiler de Game of Thrones!”
•Escrever no meu mural “diga sua frase de efeito preferida”

Músicas e Reproduzir Podcasts

Ouvir músicas também pode ser facilmente acessado pelo comando de voz.
Sendo assim, você precisa apenas cumprimentar a Siri “Hey, Siri!” e
mandar um “Toca Raul” (desde que você tenha Raul Seixas na sua
playlist) para que o som comece a ser executado.
•Toca Raul
•Toca
•Pula
•Pausa
•Ouvir a minha lista “preferidas” em ordem aleatória
•Tocar a minha lista de festa
•Tocar Ivete Sangalo
•Tocar Lady Gaga no modo aleatório
•Tocar Rock
•Reproduzir  Podecasts
•Reproduz no dobro de velocidade
•Voltar 30 segundos
•Pular 10 segundos
•Reproduz o podcast do Jovem Nerd mais recente
•Reproduzir
•Pausar

Lembretes, Notas e Relógio

Fazer uma lista de lembretes e adicionar suas notas é muito fácil
também.  Você pode dizer “adicionar” e o nome do produto para criar
sua lista de compras, ou ainda lembrar de afazeres, como “levar o
guarda-chuva”. Confira.
•Adicionar shampoo a lista de compras
•Adicionar cortar o cabelo a lista de tarefas
•Lembrar-me de ligar para o médico
•Lembrar de levar um guarda-chuva
•Me lembrar de tomar remédio às 6 horas de amanhã
•Ler a minha lista de afazeres
•Lembrar de ligar para minha mãe quando eu chegar em casa
•Quando eu sair, lembrar de ligar para o Manolo
•Lembrar de comprar café quando eu sair daqui

Notas
•Anota que gastei 30 reais no jantar
•Nota: ouvir o novo disco da Ivete Sangalo
•Buscar minhas notas da reunião
•Adicionar “tour pela Torre Eiffel” à minha nota da viagem a Paris
•Mostra minhas notas do dia 25 de junho
•Ler minhas notas sobre ideias de histórias

Relógio
•Me acorde amanhã às 7 horas
•Ajustar um alarme para as 6:40
•Alterar o alarme das 6:30 para as 6:45
•Desligar ao alarme das 6:30
•Apagar o alarme das 7:30
•Desativar todos os alarmes

Email

Quando o assunto é email, a Siri está repleta de comandos para
facilitar a vida dos usuários. Você pode tanto enviar um email, como
“mandar um email para Manolo sobre a festa surpresa da Manola”, quanto
usar o comando “verificar emails” para listar todos os emails e até
mesmo responder. Confira:
•Mandar um email para o Manolo sobre o trabalho
•Enviar um email para a Manola sobre as questões judiciais
•Novo email para Manolita
•Email para o pai sobre o aluguel
•Manda um email para o Dr. Manolel dizendo “recebi os formulários, obrigado”
•Envie um email para o Manolo e a Manola sobre a festa e fala “me
diverti muito”

Verificar e-mails
•Verificar e-mails
•Algum email novo do João hoje?
•Mostre e-mails sobre o aluguel
•Mostre o email que a Manoela mandou hoje

Responder e-mails
•Responder “oi Manola, desculpa pelo pagamento atrasado”
•Ligar para ele no trabalho

Tempo e Bolsa

Será que chove? Uma pergunta importante para quem está saindo de casa
pode ser acionada através da Siri. Confira a previsão do tempo, a
temperatura, o vento e até a hora que o sol nasce ou se põe. A bolsa
de valores também pode ser consultada facilmente pelos comandos de
voz. Veja a lista:
•Como está o tempo hoje?
•Como vai estar o tempo amanhã?
•Qual é a previsão para hoje à noite?
•Como está o tempo em Salvador?
•Qual vai ser a temperatura máxima em Natal na quinta-feira?
•Quantos graus está fazendo?
•Está ventando lá fora?
•A que horas o sol nasce em Paris?

Bolsa
•Quanto custa a ação da Apple?
•Qual a relação de preço e lucro da Apple?
•Qual foi o preço de fechamento da Petrobras hoje?
•Como está a situação do mercado?
•Como está a Bovespa?
•Comparar a Bovespa com a Nasdaq

Contatos

Precisando de um número de telefone ou endereço de seus contatos? Faça
isso rapidamente com a Siri. Ela entende quando você pergunta “Qual é
o endereço” ou “Qual é o telefone”, entre muitos outros comandos
úteis. Veja:
•Qual é o endereço do Manolo?
•Qual é o telefone da Manola Baixaki?
•Quando é o aniversário da Manolita?
•Mostre o email particular da Manoleta
•Quando o endereço de trabalho do meu irmão?

Buscar contatos
•Mostrar Manolo Baixaki
•Buscar pessoas com o nome Manolo

Ajustes

Realizar ajustes no seu iPhone ou iPad pode ser muito mais fácil do
que nunca com a ajuda da Siri. Através dela, você pode ativar recursos
diversos, como Bluetooth, WiFi, Modo Avião e muito mais. É possível
até pedir para ela diminuir ou aumentar o brilho da tela.
•Ativar o Modo Avião
•O Bluetooth está ativado?
•Deixa a tela mais clara
•Ativa o Bluetooth
•Abrir os ajustes do Twitter
•Mostra os meus ajustes de privacidade
•Ativar o Modo Não Pertube

Busca na Web

Fazer buscas na internet pode ficar muito mais divertido com a ajuda
da Siri. Em poucos segundos, você pode obter resultados, imagens,
vídeos ou qualquer outro tipo de conteúdo da web com o uso dos
comandos certos. Veja a lista:
•Buscar receitas do Tudo Gostoso
•Pesquisar receitas de massa vegetariana
•Encontrar os melhores planos de TV a cabo na internet
•Pesquisar a proclamação da independência no Google
•Bing Ivete Sangalo
•Buscar fotos de baleias
•Quero ver vídeos da aurora boreal
•Quais são as notícias do Brasil

Perguntas e respostas

Precisa de informações sobre um determinado assunto? Você pode fazer
perguntas genéricas para a Siri, como “Quem é o presidente do Brasil”
ou perguntas mais específicas, como “Quantos anos o presidente do
Brasil tem”. A Siri consegue responder muitas questões, embora ainda
apresente falhas. Exemplos:
•Quanto tempo vive um Labrador
•O que é o 14 bis
•Faltam quantos dias para o Natal
•A que distância fica o Sol?
•Quando é o próximo eclipse solar?
•Quero ver a constelação de òrion
•Qual é a população da França
•Qual é a altura do Monte Everest?
•Qual é a profundidade do Oceano Atlântico?
•Quando nasceu Abraham Lincoln?
•Qual é a população de Porto Alegre?
•Informações sobre a Pixar

Lista da Zueira

Nós também preparamos uma seleção com diversas perguntas no mínimo
curiosas para você fazer à Siri. Confira as respostas no seu próprio
aparelho e divirta-se com os resultados apresentados pela assistente.
•Você é homem ou mulher?
•O que é a vida?
•Eu odeio você
•Qual é o melhor telefone?
•Qual é o melhor tablet?
•Qual é o melhor computador?
•Cante para mim
•Isso é chato
•Porque a galinha atravessou a rua?
•Qual é sua citação favorita?
•Siri, o que você está pensando agora?
•Quem é o seu pai?
•Quem criou você?
•Eu estou bêbado
•Conte uma piada
•Qual o significado da vida?
•Você quer casar comigo?
•Eu preciso esconder um corpo
•Quando é sua data de nascimento?
•Eu amo você Siri
•Eu estou pelado
•Eu estou com sono
•Você segue as três leis da robótica?
•Qual é o seu animal favorito?
•Espelho, espelho meu: existe alguém mais bonito do que eu?
•Faça-me um sanduíche
•Blablalablabla
•Procure um restaurante vegetariano
•O que você pensa sobre mim?