Re: ARLA/CLUSTER: Como interpretar os mapas de propagação HF ?

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com

Boa Tarde Fabiano Moser (CT7ABD),

Convido-te a ler uma EXCELENTE tradução feita pelo João Roberto Gandara
( PY2JF) do "MANUAL DO DEXISTA INICIANTE" escrito pelo Bryce Anderson
(K7UA) e editado gratuitamente pelo Clube dos Radioamadores de Americana e
disponível aqui:
http://www.k7ua.com/uploads/4/9/9/0/4990079/manual_do_dexista_iniciante_2ed.
pdf

Sobre a questão por ti colocada " Gostava de perceber como interpretar
quando as condições de propagação podem ser mais favoráveis e perceber como
interpretar os valores das tabelas tipo SN, K, etc." diz-nos o seguinte:

" Há o fluxo solar e os índices A e K. Em geral, quando mais alto o fluxo
solar melhor. Quanto mais baixo os índices A e K melhor.

Estes índices indicam atividade no campo geomagnético da Terra. Quando o
campo geomagnético fica agitado por causa do sol, a propagação se degrada.
Tempestades solares deterioram a propagação e são indicadas pelos altos
índices.

A ARRL tem bons artigo escrito para radioamadores sobre o assunto em:
http://www.arrl.org/files/file/Technology/tis/info/pdf/0209038.pdf

Veja neste site muitas informações interessantes sobre essa ciência: http://
dx.qsl.net/propagation/.

Se quiser mais, pode também ver esse: http://www.swpc.noaa.gov/. "

Isto não evita, de maneira nenhuma que outros colegas possam e devam aqui
responder às tuas pertinentes e sempre benvindas questões.

João Costa (CT1FBF)