Re: ARLA/CLUSTER: A Rádio, Escuteiros & Jamboree

Fernando Dinis Silva scacem gmail.com
Segunda-Feira, 20 de Outubro de 2014 - 14:13:39 WEST

Caros colegas concordo, com que toda a gente disse, eu já ando nestas
andanças, já alguns anos fui escuteiro e serei sempre, já estive numa junta
regional, em que comprámos um rádio de Hf para os jotas, para não
ser utilizado os rádios dos  radioamadores, estive também e com muito
gosto na Junta central ligado ao radioamadorismo mesmo tendo sido pouco
tempo, e posso-vos dizer que não é falta de dinamismo pois quem está por
fora não sabe, que fora o jamboree as Juntas regionais e Centrais fazem
atividades com os miúdos relativamente a ações de radioescutismo montagem
de antenas e construção de chaves de morse e outras atividades.
Eu mesmo, quando fazia os Jamboree´s aqui na minha zona fui confrontado com
o 1º JOTI junto ao JOTA eu próprio disse a um dos chefes, isto vai dar
caldeirada, pois as duas coisas na mesma sala não vai dar, o chefe disse-me
vai dar pois o que aconteceu nem uma coisa nem outra, era  difícil ter na
mesma sala rádios e internet foi o que aconteceu.
Conclusão anos seguintes  computadores Joti noutra sala e de preferência
longe dos rádios.
Isto para dizer que deveria era haver 2 momentos diferentes em datas
diferentes por exemplo no dia de Badem Powel fazerem o JOTI  e em Outubro
fazerem o JOTA mas como estas coisas não é Portugal que decide, nunca
poderia ser assim, logo temos que ter é alternativas para se fazer as duas
coisas e uma coisa é motivar os miúdos como por exemplo a construção das
antenas e outras coisas que podem ser feitas antecipadamente.
Muitos jamboree´s, foram feitas as antenas pelos próprios miúdos e afinadas
por eles, e posso vos dizer que ao longo dos anos têm se vindo a perder
esse hábito porque talvez nós próprios sejamos um bocadinho culpados se não
vejamos, Ouvem alguém nos repetidores, ouvem alguém falar em uhf ou vhf em
simplex, pois não, por isso  só damos atenção ao jamboree anual, e porque
não aparecer nos repetidores para os jovens ouvirem, e poderem-se
entusiasmar para poderem falar muitos deles pela primeira vez, mais aqueles
radioamadores que fizeram exame e por uma lei chata e mói tem que esperar
para poder falar era uma oportunidade boa dos colegas que tem que estar na
escuta poderem ajudar e participarem também.
Sei que  a tecnologia evoluiu bastante, hoje quase que faz com o rádio seja
obsoleto tem telemóvel aplicação apps, echolink e pronto já está eu próprio
verifiquei e escutei esta semana muitos escuteiros no echolink.
Será que o mal está nos desgraçados da Junta Central do Rádioescutismo e
pelo seu dinamismo,se calhar até não está, se calhar talvez os
radioamadores possam dar a sua ajuda que é sempre importante e bem vinda e
meus amigos é uma vez por ano e porque não convidar aqueles radioamadores
que tem que ter escuta obrigatória por participar.
Passei muitas vezes sozinho no rádio é verdade, mas quem corre por gosto
não cansa.
Um abraço a todos

CT1DZ

Fernando Dinis Silva

No dia 20 de Outubro de 2014 às 11:40, João França <joaofranca  multiusus.com