ARLA/CLUSTER: Estranha propagação

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quarta-Feira, 12 de Novembro de 2014 - 20:02:12 WET

Estranha propagação. Os 40m e os 80m quase desertos. Algumas estações
italianas e espanholas a nivel de ruido. Sopro acima do normal.
Repentinamente RU6DM entra com sinal de 9+10/15, com a banda quase
silenciosa. respondi-lhe e deu-me o mesmo sinal S9+10/15!! Antes o RU6DM
estava a falar com um italiano que eu mal escutava. Com aquele sinal até
pensei que estava aqui perto de mim, mas não !!! Estava em Afipsky,
Krasnodarsky, Russia (vá-se lá saber onde é isto)
Acabei o QSO e continuei a pesquisar a banda. Estranhamente silenciosa e
diferente do habitual. Os 80m a mesmissima coisa. Silencio e ruido de fundo
alto. Uma estação muito forte chegava em 3756. EH5CA desde Valencia (EA5)
Respondi e tambem me copiava muito forte. De resto era silencio e algumas
estações fracas. Fui à net ver se o Sol tinha "estoirado" mas não! Nada de
especial tinha acontecido com o Sol (até porque já é noite) e tambem não
vejo nenhuma perturbação geomagnética. Estou intrigado! Algo de estranho
aconteceu, mas não consigo perceber o que foi.

73 de CMourato   CT4RK

*Cumprimentos:  Carlos Mourato - Sines - Portugal*

*Best regards from:  Carlos Mourato - Sines - Portugal*

*Visite o meu canal Youtube em:*
http://www.youtube.com/user/CT4RK?feature=guide

*Visit my youtube channel at:*
http://www.youtube.com/user/CT4RK?feature=guide