ARLA/CLUSTER: Tecnicamente o CD suplanta em tudo o Vinil, mas o Vinil é uma questão de gosto, não técnica.

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quinta-Feira, 29 de Maio de 2014 - 14:12:33 WEST


Pontos Previos:Os sons audíveis pelo ouvido
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Ouvido> humano
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Humano> têm uma sensibilidade de frequências
entre 20 Hz e 20.000 Hz que decresce ao longo da idade. Muitos adultos já
não conseguem ouvir frequências acima de 15000 Hz (15 kHz). Com o passar
dos anos, a capacidade de ouvir frequências altas continua a cair, e as
frequências médias e baixas (0,5 a 2 kHz), associadas à fala humana, também
tornam-se progressivamente envolvidas.

Em média, usamos sons com frequências que variam entre 250 Hz até 4000 Hz
(4 kHz). No discurso humano as vogais costumam ser de média e baixa
frequência enquanto as consoantes são de alta frequência. Algumas
consoantes com o som de “Zâ€, por exemplo, podem ter frequências até 8000 Hz
(8 kHz). Como resultado, os pacientes com perda auditiva da alta frequência
muitas vezes relatam serem capazes de ouvir quando alguém está falando, mas
não de entender o que está sendo dito devido à perda de informação dos sons
das consoantes

Leia o texto original no site MD.Saúde - http://www.mdsaude.com/
Vinil vs CD (Audio Digital): Uma Análise Objetiva
<http://www.cantodomundo.com/2012/07/vinil-vs-cd-audio-digital-uma-analise.html>
i
por Teo Oliver em CantoDoMundo

Num primeiro momento a ideia era fazer um trabalho explicando tudo ponto a
ponto, aprofundando em toda a parte matemática. Mas existe tanto material
sobre o assunto, que resolvi apenas deixar indicado alguns deles para quem
quiser se aprofundar mais e sendo assim, me permito ir direto ao ponto.
Dessa forma, fica mais fácil para todo mundo entender.

Primeiro quero esclarecer alguns conceitos:





*Bit Rate: O Bit Rate, em audio, é relativo à amplitude da onda ou à faixa
de dinâmica <http://en.wikipedia.org/wiki/Dynamic_range> do som, ou seja, a
diferença entre o som mais baixo e o mais alto. Quanto maior o Bit Rate,
maior essa diferença.O ser humano consegue perceber uma faixa dinâmica de
até 140 Db.Numa orquestra, por exemplo, essa diferença chega à 98Db.*


<http://2.bp.blogspot.com/-FW28gkwrNnY/UAIUMClpPYI/AAAAAAAAAiY/bv8B1aeHftg/s1600/Onda.png>

*Sample Rate ou Taxa de Amostragem: A taxa de amostragem
<http://en.wikipedia.org/wiki/Sample_rate> tem a ver com a resolução da
onda (som). Para se aprofundar mais nesse assunto, teríamos que falar de
Derivadas <http://pt.wikipedia.org/wiki/Derivada>, Integrais
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Integral> e algumas formulinhas complicadas. *
De qualquer forma, resumindo (e muito) é assim que funciona: O “captador de
som digital†(conversor analógico digital), tem um clock interno, uma
espécie de relóginho. A cada clique do relógio ele anota a cordenada XY do
ponto da onda naquele instante. Juntando todos esses pontos, formamos o
“desenho†da onda original. Se o clock for baixo, a onda tem uma amostragem
baixa, tendo assim pouca relação com a onda original, formando um desenho
distorcido, menos arredondado ou mais quadrado por assim dizer (foto).
Quanto maior a amostragem, maior a semelhança com a onda original. (Foto)

<http://4.bp.blogspot.com/-DACtIxp1JG8/UAIYCq7cPPI/AAAAAAAAAi4/CY-f-5kV_3A/s1600/482px-Analog_digital_series.png>

<http://1.bp.blogspot.com/-TXe20tiB13o/UAIUj5RIgaI/AAAAAAAAAig/y8vcB8MZgvo/s1600/Synthesis_square.gif>


*Segundo o teorema de Nyquist
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Teorema_de_Nyquist>, para termos uma
amostragem com a menor perda de informação, temos que ter uma taxa de
amostragem com pelo menos o dobro das frequências que queremos captar. Se o
limite da audição humana chega a 20kHz, temos que ter uma taxa de
amostragem de pelo menos 40kHz(40.000Hz) para ouvirmos esses últimos agudos
com perfeição.Entendido tudo isso, vamos ao que interessa:*
<http://4.bp.blogspot.com/-ofCrhvXGpTA/UAIWSC4Qe-I/AAAAAAAAAio/uU33DEGwIAA/s1600/Midia.jpg>


*O Cd <http://en.wikipedia.org/wiki/Compact_Disc> tem como padrão um Bit
Rate de 16 Bits e um Taxa de Amostragem de 44.100Hz, ja o Dvd tem seu
formato em 24Bit e 48.000Hz. Sendo assim, o cd consegue reproduzir com
perfeição frequências até 22.050 Hz e tem faixa dinamica de 96Db. O Dvd
24.000Hz e 144Db.Obs: Durante introdução do Cd no mercado existiam cds em
formato 10 ou 12 Bits...mas logo se estabeleceu o padrão de 16 Bits.*
<http://3.bp.blogspot.com/-BaUpL7P1bP0/UAIWonz2kkI/AAAAAAAAAiw/AoVTOjAoN-A/s1600/Tracks+By+anroir+Flickr.jpg>
*O Disco de Vinil <http://en.wikipedia.org/wiki/Long_play>, chega a
aproximadamente 80 Db de faixa dinâmica (podendo chegar a 120db em
condições ultra favoraveis) ja o cd, como ja dissemos chega brincando a 96
Db.*



*Com relação à faixa de frequências, teoricamente pode reproduzir agudos em
até 45kHz (alguns dizem que ate 100kHz). É justamente nesse aspecto que os
defensores do vinil se prendem mais, já que quando comparado com o Cd,
apresenta um diferença técnica notável. Apesar disso, não existe prova de
que algum ser humano consiga de fato ouvir mais do que de 20kHz (Sendo
muito generoso 22kHz). Por tanto, acho que existe um efeito placebo ai.Por
outro lado, é comum sacrificar os Graves (Low End) no Vinil (link).
Explico: No LP <http://en.wikipedia.org/wiki/Long_play>, o som é
reproduzido conforme a agulha passa pelos sulcos. Quando maior a frequência
que se deseja reproduzir, maior o sulco e quanto maior o sulco, maior o
espaço ocupado pela faixa no disco. Para poupar espaço de forma a inserir
mais faixas, é comum que se sacrifice alguns graves ou sub-graves.*
Por tanto, ao ouvir uma orquestra por exemplo, a experiência é muito mais
fiel com o Cd.
Vale a pena dizer que hoje em dia, o audio digital pode ser gravado com
sample rate de 88.000Hz ou ate 192.000Hz, chegando a reproduzir facilmente
ate 96kHz. Além disso, tbm pode ser gravado com um Bit Rate de 32Bit ou
superior, tendo uma faixa dinâmica que chega a quase 190Db.

Conclusao Objetiva: A mídia digital tem uma resolução (correspondência)
muito maior com o som original do que as midias analógicas.

O meio digital tem potencial para gravar e reproduzir com muito mais
fidelidade do que em qualquer outra midia disponivel hoje em dia.

Na luta Vinil vs Cd, em termos tecnicos e objetivos, fica claro que o CD
tem maior qualidade e fidelidade do que o disco de Vinil.
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Ps: Não vejo problema nenhum em preferir o som do Vinil, da fita, do radio,
de Mp3 ou do que quiser. Mas temos que ser mais claros e objetivos com
relação a isso. Não pemos estabelecer uma relação de melhor ou pior quando
se trata de uma análise subjetiva. Se for o caso, precisamos de um análise
objetiva e criteriosa, como a feita nesse texto. Num ponto de vista de
qualidade tecnica, Cd é sim melhor do que o Vinil e arquivos digitais
gravados com altissimo Bit e Sample Rate mais ainda.

Agora você pode continuar falando que prefere o Vinil, mas que fique claro
que é uma questão de gosto, não técnica.

Algumas Fontes:
http://www.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor/audio/a_digital/a_digital.html
http://wiki.hydrogenaudio.org/index.php?title=Myths_%28Vinyl%29]
http://www.physicsclassroom.com/class/sound/u11l2b.cfm
http://www.emusician.com/techniques/0768/mastering-vinyl/134677
http://totalsonicmastering.com/vinyl.htm
http://www.gearslutz.com/board/mastering-forum/101371-preparing-vinyl-master.html
http://www.synthgear.com/2010/audio-gear/record-grooves-electron-microscope/
http://www.youtube.com/watch?v=cIQ9IXSUzuM
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
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