ARLA/CLUSTER: Fwd:Ajustar antena de HF

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com

De: Jose Albu <ct1aoz  gmail.com>
Data: 19 de maio de 2014 12:18
Assunto: Re: [CT-Com. & Tec.] Ajustar antena de HF
Para: ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com

Sérgio
bom dia...

cálculo de antenas dipolo

142,5/Freq MHz

142,5/21.010 = 6,78  este será o tamanho total do dipolo
assim, para se saber o tamanho de cada ramo do dipolo teremos que
dividir aquele resultado por dois :
6,78/2 : 2 = 3,39.

agora o ajuste para swr 1:1 é feito por ajuste manual:

se a antena está 1:1 em 21.500 então está curta e terá que acrescentar
ambos os elementos do dipolo.

eu costumo fazer assim:
142,5/21.500 = 6,62
neste caso como quero a antena para 21.010 faço a diferença 6,78 - 6,72 = 0,16
terei que dividir por dois para saber o valor a acrescentar :
assim, 0,16/2 0,08 para cada lado.

este valor será o que terei de acrescentar à medida existente (repara
existente) e a antena colocada na mesma posição ficará muito mas mesmo
muito próxima da realidade 1:1 em 21.010

um abraço e tudo de bom...

J.Albuquerque
CT1AOZ

No dia 19 de Maio de 2014 às 11:40, Sergio sergio lopes
<sergio.ewx  gmail.com> escreveu:

> [...]

---
Recebeu esta mensagem porque subscreveu ao grupo "CT-Comunicações e
Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber emails do
mesmo, envie um email para
ct-comunicacoes-e-tecnologias+unsubscribe  googlegroups.com.
Para mais opções, visite https://groups.google.com/d/optout.