ARLA/CLUSTER: Lista mundial de estações de packet radio

Paulo Faria pauloafaria sapo.pt
Quarta-Feira, 14 de Maio de 2014 - 15:14:07 WEST

Boas...

E para os que pensam que o relativamente curto alcance do V/UHF era uma
limitação, relembro que cada terminal, era também um node (repetidor).
Desta forma podíamos por exemplo ligar a estações na outra ponta da
Europa, através (Via) estações intermédias.
Bastava que a cada ligação executássemos o comando MH, para que esse
node nos devolvesse a lista de estações por ela escutadas.
Um pouco à semelhança das redes Inter-Net actuais, mas de forma mais
(manual) e demorada, já que isso dependia do conhecimento do operador e
da sua imaginação.

Além disso havia os Gateways em HF, que nos permitiam ligações à escala
global.
Em meados dos anos 90, já com a existência de acessos à internet, era já
possível navegar e aceder a coisas desta rede, usando por exemplo o
Grafic Packet.
Mas mesmo antes já havia a Intra-Net e fazia-se muita coisa.

A primeira coisa que fiz quando obtive a minha licença actual, foi
exactamente montar um terminal de packet e, ver o tráfego existente.
Para meu descontentamento, verifiquei que apenas havia tráfego APRS e
apenas o "beacon" do DIGI-peater local sem tráfego exterior.

Acreditem que o packet era uma actividade muito (Viciante), onde se
passavam noites inteiras no "Chat", tendo várias portas, tínhamos vários
colegas em simultâneo no nosso ecrã, para os mais "novos", que não
assistiram a isto, pode-se comparar ao actual Skype, sem a
funcionalidade Voip.

Havia tanta coisa a dizer...

Era muito giro.

73 de CS8ABA