ARLA/CLUSTER: Antenas baixo temperatura - luis cupido <ct1dmk

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com

De: luis cupido <ct1dmk  gmail.com>
Data: 11 de maio de 2014 20:19
Assunto: Re: [CT-Com. & Tec.] antenas baixo temperatura
Para: ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com

Colegas,

De tudo o que foi dito só foi pena terem metido a largura de banda na
discussão pois não faz falta nenhuma !

Como cheguei tarde na conversa faço o apanhado geral:

- Um amplificador <seja real ou teórico*>  degrada sempre a relação sinal
ruído (S/N) existente na "sua entrada" para o S/N na "sua saída".

- Num sistema, ao aplicar um amplificador podemos:  Melhorar o S/N   Piorar
o S/N ou  3-Ficar na mesma. depende de qual era o ruído total do sistema
antes e depois.

exemplo 1. temos um rádio com 7dB de NF mais 3dB de cabo coax e aplicamos
na antena um amplificador com 4dB de NF << melhoramos >>
exemplo 2 temos um rádio com 4dB de NF e mais 3dB de cabo coax e aplicamos
no rádio um amplificador de 6dB de NF <<pioramos>>
exemplo 2. temos um rádio com 7dB de NF mais  3dB de cabo coax e aplicamos
na antena um amplificador de 10 dB de NF<< ficamos practicamente na mesma >>

A frase só resulta correcta se estiver completa da seguinte forma:
"A pre-amplifier will never improve the signal-to-noise (SNR) ratio"
<from the input to the output of the preamplifier>

Porque, em verdade, um preamplificador pode melhorar o S/N do sistema,
se assim não fosse eles não serviam para nada !!!! (como é obvio).

O problema, a meu ver, não está nos conhecimentos do OM que a escreveu mas
sim
na capacidade de escrever de forma didaticamente correcta.
Quem sabe do assunto percebe o que o autor quer dizer mas quem não sabe
ou fica baralhado ou aprende uma asneira.

Da forma como aparece escrita tenho que concondar com o Renato de que não
é um bom servico à comunidade.

lc.
'dmk

p.s. (*) para quem estranhou eu dizer que um pré-amplificador teorico
também degrada a relação S/N
vai ter de ler o meu artigo a sair na próxima Dubus. É que mesmo em teoria
na ausência total de ruído.
a inexistência de ruído é por si só ruidosa... he he...  :-)