ARLA/CLUSTER: Pedido de esclarecimento /conselho sobre Discone antena

AV radiophilo gmail.com
Sábado, 15 de Março de 2014 - 02:41:28 WET

Olá Luis,

Eu tenho uma discone que uso em emissão e recepção. A minha é a Diamond
D-130J, mas não deverá ser muito diferente de outras que por aí andam. Já a
tenho montada há uns anos valentes e não mostra sinais de envelhecimento ou
corrosão.

Não tem ganho sobre o dipolo, quando cortado para a frequência em que se
mede, mas tem uma vantagem enorme por ter uma impedância constante de 50
Ohm em toda a gama de funcionamento.
É muito usada, por exemplo, na banda aérea de VHF (ou no satcom militar de
UHF) onde o ganho não é muito importante, mas a largura de banda é.
Por esse motivo, é também ideal para a recepção de todas as faixas de
frequências, associada a um receptor multibanda, ou um SDR.

73,
António Vilela
CT1JHQ