ARLA/CLUSTER: Re: [CT-Com. & Tec.] As válvulas e sua tecnologia poderão permitir a evolução do transístor ...

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Terça-Feira, 24 de Junho de 2014 - 14:43:35 WEST

Pedro boa tarde
Como sabes eu sou do tempo das válvulas. Estudei válvulas e montei muita
coisa com elas. São um tipo de elemento electronico, que funcionando por
feixes de electrões, faz o mesmo que o semicondutor, mas de uma forma mais
facilmente controlada. Por outro lado, em termos electricos são robustas
até dizer chega. Nunca consegui destruir nenhuma por erros de circuito.
Podem evidentemente destruirem-se, mas precisam de ser muito mal tratadas,
e esgotam-se não instantaneamente mas em segundos, sob condições britais de
mau trato. Por outro lado o vidro é um elemento muito frágil, e as ligações
metal/vidro/cerâmica são ligações impossiveis de selar a 100% pelo que ao
fim de muitos anos perdem o vácuo se não são usadas. deverão por isso serem
formatadas antes de se usarem ao fim de decadas de armazem. Até
recentemente só com válvulas se conseguiam potencias acima de 5 ou 10 Kw.
Hoje em dia já se atinge 1 Mw solid state. (eu já trabalhei com emissores
100Kw solid state) Por outro lado, a moderna tecnologia nascida com o
advento da banda  larga e das comunicações celulares, permitiu o
desenvolvimentos de semicondutores  de oxido de metal (MOS) , nomeadamente
os de difusão lateral, conhecidos por LDMOS, que aliando uma extraodinária
robutez (embora ainda não cheguem às válvulas) a um ganho tão elevado
quanto as válvulas, e uma potencia considerável que pode chegar a vários Kw
por elemento, alem da assinalável eficiencia que nos semicondutores mais
modernos pode superar os 80% na potencia máxima e em funcionamento linear,
(nas válvulas em classe AB1, o máximo que se consegue são cerca de 60%
assim já "à rasca")  fazendo destes elementos um ponto de viragem na RF de
potência. Normalmente funcionando a tensões bastante elevadas, muitas vezes
a centenas de volts, A sua Z de entrada e saida é tão baixa (por vezes 1 ou
2 ohms) que facilmente activam larguras de banda de centenas de MHz através
dos transformadores de linha de transmissão adequados, Pelo  contrário as
válvulas, que devido a sua alta impedãncia, necessitam de circuitos
devidamente dimensionados e sintonizados, para apresentarem um rendimento
aceitável.
As válvulas continuam com o seu lugar na electrónica pois ainda têm
qualidades que os semicondutores (mesmo os LDMOS) ainda não conseguiram
superar, como por exemplo o efeito "dumping" quando sobrexcitadas o que lhe
permite nunca produzirem muitas intermodulações, mesmo em estado de
overdrive ou overload, Dái os audiofilos gostarem do som "macio" das
válvulas. Os semicondutores, por seu lado entram em saturação ao minimo
overdrive e produzem fortes distorções e intermodulações, pelo que se deve
ter muito cuidado com os niveis de sinal, se queremos ter um sinal limpo de
"lixo" e um espectro de saída aceitável.

73 de CT4RK

*Cumprimentos: CT4RK  Carlos Mourato - Sines - Portugal*

*Best regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

*Visite o meu canal Youtube em:*
http://www.youtube.com/user/CT4RK?feature=guide

 *Visit my youtube channel at:*
http://www.youtube.com/user/CT4RK?feature=guide

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *

*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*

No dia 24 de Junho de 2014 às 10:36, Pedro Ribeiro <ct7abp  gmail.com>