ARLA/CLUSTER: Re:Re:X Concurso VHF UHF ARAM 2014

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Domingo, 22 de Junho de 2014 - 22:01:31 WEST

Faltou dizer a minha opinião, pois fiquei sem bateria no tablet e só
agora cheguei a casa.

Sou o primeiro a discordar das regras apresentadas pela IARU pois não
fazem qualquer sentido, como diria o colega Pinto ".. porque isto de
misturarem tudo, com categorias Fixa ou Portátil, nunca deu bom
resultado, ". Alias, agora tem ainda a categoria Rover "movel".

Por mim devem existir dois tipos de concursos, os nacionais e os internacionais.

1.- Os nacionais devem ser feitos em FM e/ou em Voz Digital, em
polarização vertical e os horários devem ter menos de 24 horas de
duração, preferencialmente num só dia.

2.- Os internacionais, devem ser feitos em CW e USB, em polarização
horizontal e o horário terá de ser obrigatoriamente de 24 horas,
preferencialmente das 14:00 de sábado às 14:00 UTC de domingo.

Pode e deve existir um campeonato nacional, sendo que o campeonato
internacional deve ser acordado, por uma questão, quanto mais não seja
geográfica, com Espanha, sendo o seu âmbito no minimo ibérico.

Cabe às associações primeiro do que tudo definirem se o seu concurso é
nacional ou internacional, sendo que neste ultimo caso e para o mesmo
ser enquadrado preferencialmente num campeonato ibérico tem de existir
um acordo com Espanha, no caso com o URE por exemplo, para a sua
integração.

Obviamente, que lá por os concursos serem de âmbito nacional é aberto
à participação e classificação dos concorrentes internacionais para o
campeonato nacional.

João Costa (CT1FBF)