ARLA/CLUSTER: ZEE (off-topic)

A. Fonseca Goncalves - PY1AFG py1afg yahoo.com
Sexta-Feira, 13 de Junho de 2014 - 02:40:06 WEST


Prezado amigo José Machado e demais participantes da lista:

Embora a discussão deste tema não seja o nosso primordial objetivo, há que se comentar, por oportuno, que o assunto é muito alvissareiro e me permitam um breve comentário!

A relação de Portugal com o mar tem sido sempre um dos vetores essenciais no conceito geoestratégico nacional ao longo dos séculos. Segundo a maioria dos investigadores a mesma posição geográfica estratégica que conduziu Portugal à primazia e epopeia da expansão dos limites do mundo moderno agora se vê renovada com a adoção da Zona Econômica Exclusiva (ZEE).

Com o advento da crise o país enveredou por uma visão continental em detrimento da sua vocação atlântica, pelo menos nas duas últimas décadas.
Inúmeros estudos apontam que o mar, nosso eterno aliado, poderá, assim, tornar-se num fator de desenvolvimento nacional e o alargamento da plataforma continental nacional trará, inegavelmente, muitos benefícios para a economia portuguesa. 
Portugal, um país de longa tradição marítima, assumiu, nestas últimas décadas, uma visão mais continental em detrimento da sua natural vocação atlântica. O novo modelo de desenvolvimento econômico-social passará por uma nova abordagem às potencialidades que advirão da adoção de novo conceito estratégico, através de novo conjunto de políticas publicas do mar. É, assim, uma total renovação

O tema não é inédito e apenas com a ratificação, em 1997, da Convenção de Montego Bay é que se iniciou um processo de reaproximação nacional ao mar, em que pontifica a organização da EXPO 98, subordinado ao tema dos Mares e dos Oceanos, e que veio a culminar na iniciativa desenvolvida pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), a qual possibilitou que, em 2009, Portugal submetesse à apreciação das Nações Unidas uma proposta de extensão da plataforma continental que, sendo aprovada, irá estender a área sob jurisdição portuguesa para além das 200 milhas náuticas, o que corresponderá, grosso modo, à 11ª maior plataforma continental do planeta, maior ainda do que a do Brasil, que por aqui se chama de "Amazônia Azul"!...

Muito particularmente gostaria de citar que um dos mais importantes fatores para o êxito em qualquer empreitada é o otimismo do integrantes da nação!

Acredito que é chegada, pois, a era do "Quinto Império"!


Cumprimentos a todos e por aqui ao vosso inteiro dispor!

A. FONSECA Gonçalves - PY1AFG
Maravista - Niterói - Rio de Janeiro
==========================
Não deixem de manter contato com as estações brasileiras durante a Copa FIFA 2014!

Indicativos especiais e Certificados!







 





Em Quinta-feira, 12 de Junho de 2014 20:57, José Machado <ct1bat  gmail.com> escreveu:
 


Está prestes a ser aprovado o alargamento da ZEE (Zona Económica Exclusiva) de Portugal para as 200 milhas náuticas!
O que é que isto interessa aos radioamadores? Provávelmente pouco.
E aos portugueses? Isso, sim, é muito! São as nossas pescas, as licenças que se vendem, as multas (vai haver, logo, quem acuse a Polícia Marítima de “caça à multa” por esconderem o barco atrás dum penedo...) o petróleo ou o gaz, que ainda não foi descoberto... agora é que vamos ser ricos; além de que, quase se vai a pé à América (pelo fundo)!!!
Bom fim-de-semana e divirtam-se!
73 from
José Machado - CT1BAT
 

________________________________
 
   Este email está livre de vírus e malware porque a proteção avast! Antivirus está ativa.  

_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
-------------- prxima parte ----------
Saltou-se o contedo do tipo multipart/related 


Mais informaes acerca da lista CLUSTER