ARLA/CLUSTER: Re: [CT-Com. & Tec.] 5 ferramentas para medir a velocidade da sua Internet

Pedro Ribeiro ct7abp gmail.com
Terça-Feira, 3 de Junho de 2014 - 19:47:12 WEST

Boa tarde,

Há que não esquecer que como qualquer comunicação existem "metadados"
que tẽm de passar sempre, associados à transmissão.
Tal como nas nossas comunicações temos de no inicio e fim identificar
remetente e destinatário(s), na Internet isso também ocorre.

Vou-vos de seguida fazer umas continhas de cabeça (simples) para terem
uma ideia.

Nas redes "Ethernet" (de cabo com as fichas RJ45), as mensagens que
circulam podem no maximo transportar 1500bytes, sendo que para a
sincronização, endereços, identificações de protocolos e verificação de
erros são tipicamente consumidos 26bytes.
Acresce ainda o "desperdicio" de capacidade entre mensagens, porque as
normas obrigam a um tempo minimo de "canal vazio" entre mensagens
consecutivas, no caso da norma de 100Mbit/s é um tempo equivalente à
transmissão de 12bytes, no caso da norma de 1Gbit/s, de 8bytes.

Mas como à Internet funciona sobre o chamado "IP" (Internet Protocol) e
a maioria das transferências de dados sobre o chamado "TCP"
(Transmission Control Protocol), estes dois ainda vão consumir um pouco
mais da capacidade do canal, ocupando com os seus "metadados" parte do
início dos tais 1500bytes que a Ethernet permite transportar, deixando
menos espaço livre para os nossos "downloads".

Os "metadados" do IP irão ocupar tipicamente 20bytes e os do TCP outros
20bytes. (por mensagem)

Vamos então assumir que a linha que nos entregam em casa transporta
100Mbit/s.

Nas condições de maior eficiência teremos por mensagem:
Dados = 1460bytes (40 bytes do campo de dados serão consumidos pelos
"metadados" do IP e TCP)
Extras (os chamados "overhead")
26bytes (metadados Ethernet)
12bytes (a tal pausa entre as mensagens, chamada de "interframe gap")
20bytes (os metadados IP)
20bytes (os metadados TCP)

A eficiência será de 1460 (dados efectivos transportados) / 1538 (bytes
totais transportados) = 95% (aproximadamente)

Assim, não será de esperar conseguir mais de 95Mbit/s de uma linha
destas, reparem que isto são em condições ideais, sem outras
comunicações a ocorrerem pelo meio, ocorrência de erros, tempos de
procura dos servidores, etc.

Nas redes sem fios os "overhead" serão bastante maiores dada a maior
complexidade da gestão da comunicação, das correcções de erros, etc.
Grosso modo estes são os débitos possíveis de obter nas WiFi mais comuns:
* Norma "G" (IEEE802.11g), que funciona fisicamente a 54Mbit/s (max) =>
débito efectivo (TCP/IP) típico em situações ideais de 20Mbit/s
* Norma "N" (IEEE802.11n), que funciona fisicamente a 300Mbit/s (máximo
para os equipamentos mais comuns com 3 antenas) => débito efectivo
(TCP/IP) típico em situações ideais de 80 a 100Mbit/s.

Se quiserem saber mais destas coisas podemos combinar uma sessão algures ...
Nota para os mais preciosistas: Obviamente que tive de omitir alguns
pormenores para tornar a mensagem legível para um conjunto mais alargado
dos colegas que lêem estas mensagens. Desculpem se mesmo assim fui muito
"ilegível".