ARLA/CLUSTER: Delta loop

Amadeu Rosa ct2hgl sapo.pt
Terça-Feira, 3 de Junho de 2014 - 08:44:47 WEST

   Muito bom dia a todos.
  Não vou discutir técnica. Mas a experiencia que tenho com antenas
delta loop obriga-me a dizer é das melhores antenas que tenho tido.
Esta antena para funcionar bem em todas as bandas deve ter acoplado um
balum de 4/1. Mas atenção esse valum não pode ser de compra. Se o for
a antena dá-lhe um muito bom rendimento nos 8o e 40 metros é sofrível
nos 20 e nos 18 mas a partir daí fica muito fraca. Eu pesquisei na net
e encontrei 2 colegas brasileiros que ensinavam a fazer um balum que
permitia 3 K. e eu para os míseros 100 W tive que alterar a bobine com
a concordância dos colegas com quem contatei por email. Hoje tenho a
delta com 83,60 metros rigorosamente em triangulo, com fio de 1,5a
cerca de 12 metros de altura. O maior swr é nos 18 metros 1.8. Nas
restantes bandas anda por 1,3 e 1,6. No dia 8 de Dezembro estive com
dois colegas brasileiros e 1 Imigrante na Suécia onde colocava 9,10.
No Pais coloco 9,10 9,30 nos 80 metros em todo o lado. Quem tiver
dúvidas corujem os 80 metros  3.700 a partir das 6 da manhã. Em tomar
há um colega chamado Carlos cujo indicativo me não lembra mas que pode
informar. Tem uma para cada banda. 73