ARLA/CLUSTER: Juan Carlos (EA0JC) abdica, esperamos que não perca a estação

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Segunda-Feira, 2 de Junho de 2014 - 12:36:30 WEST

Juan Carlos abdica para dar lugar "à nova geração"

"O meu filho Felipe, herdeiro da Coroa, encarna a estabilidade",
afirmou o Rei de Espanha. Num comunicado em que explicou as razões da
sua abdicação, Juan Carlos garantiu que "o príncipe das Astúrias tem a
madurez, a preparação e o sentido das responsabilidade para assumir" o
trono.

A conferência estava marcada para as 11.00 (em Portugal continental)
mas foi adiada um hora.

Numa comunicação na rádio e televisão, Juan Carlos recordou: "A minha
proclamação como Rei foi há cerca de quatro décadas e então
comprometi-me a servir os interesses gerais. "Hoje quando olho para
trás não posso senão sentir orgulho e gratidão".

"A grande crise económica que sofremos deixou cicatrizes no tecido
social. Mas também nos está a mostrar o caminho para o futuro",
afirmou Juan Carlos. O Rei, de 76 anos, disse ainda que "uma nova
geração exige o papel de protagonista. Hoje merece passar à primeira
linha uma geração mais jovem, com mais energias. Para tomar as
decisões que a conjuntura atual exige. Para enfrentar os desafios de
amanhã. A minha única ambição foi e é lutar pelo progresso dos
espanhóis. Quero o melhor para Espanha".

"O meu filho Felipe, herdeiro da Coroa, encarna a estabilidade". O
príncipe das Astúrias tem a madurez a preparação e o sentido das
responsabilidade para assumir" o trono,explicou Juan Carlos,
acrescentando que Felipe "contará para isso com o apoio da princesa
Letizia".

"Quero agradecer ao povo espanhol. Aos que me ajudaram a cumprir as
minhas funções. E à rainha", rematou.

Fonte: Diário de Noticias