RE: ARLA/CLUSTER: Re: CORREÇÃO: 15 dos 17 radioamadores irlandeses obtém acesso imediato à licença HAREC em exame (equivalente à categoria 1 em Portugal)

José Machado ct1bat gmail.com
Quarta-Feira, 23 de Julho de 2014 - 17:23:29 WEST

Que me perdoe o nosso querido João, pessoa dedicadíssima à causa mas que, de vez em quando, traz à discussão notícias ou assuntos cujo interesse nos deixa a pensar...no propósito.

- se é para sabermos que a Irlanda não cumpre as regras acordadas na reunião da CEPT pelo Reino Unido (que as administra em UK e... na Irlanda), já sabemos que os EI são mesmo assim (quem não se lembra do Rob Roy?) talvez devêssemos acrescentar o anuncio da associação irlandesa IRTS que, há pouco tempo, anunciava no seu site ter em desenvolvimento "...politicas..." para os exames de radioamador.

- será para nos dizer que na Irlanda, país de 4,6 milhões de almas (almas escocesas!) há 45 clubes de radioamadores e que eles "conseguiram" entender-se ao ponto de chutarem a administração do Reino Unido e os acordos da CEPT? Cá, de facto, ainda não nos conseguimos entender-nos e ter UMA SÓ voz junto da administração. Se calhar, nem queremos...

- ou os irlandeses acharam que estavam a ficar para trás e decidiram fazer uma "promoção"?!?. A Irlanda tem apenas 1707 radioamadores em 4,6 milhões, (3,71%) quando no Reino Unido, com 5 categorias e outros tantos exames, 9,5% (60.000) são radioamadores?!? Parece que gostam mesmo de ser avaliados... Então, mas os "doidos" não eram os Romanos?!?

- já agora, os irlandeses, escusavam de obrigar os futuros colegas a irem fazer exame a Dublin... é que de cá de baixo à capital são 4,30h de viagem, o mesmo que de Bragança a Lisboa. Olha se a Anacom se lembrasse desta? Há aí um candidato a radioamador que já publicou as contas... e era só de Braga ao Porto!

- se calhar tem a ver com o número de exames? E lá entramos nós, outra vez, na autoflagelação... somos sempre os mesmos desgraçados, os tipos da Malhôa são uns malvados que não gostam de nós, decidem sem nos consultar e outros tantos estados-de-alma que caraterizam este povo da terra do triste fado em vez de lhes mostrrmos que, sem nós, não há Serviço de Amador.

- isso, também Espanha passou a haver 1 só exame. Eu sei, o João noticia, sempre, as coisas boas! Mas, em Itália é igual e, segundo os colegas, nem há fiscalização; por isso é que eles, todos os dias, vêm aos 7070KHz aborrecer os nossos colegas que lá estão na paz do Senhor e que os "obrigam" a chamar-lhes coisas muito feias...

Eu só não entendo um pormenor... na CB acabaram com as licenças e cada vez há menos... eu sei que há quem diga que os que estragavam a CB foram para outras bandas mas, que diabo, se é livre?!?

Com muitos ou poucos exames, com licença ou sem licença, o “radioamadorismo†"é um serviço de radiocomunicações que tem por objetivo a instrução individual, a intercomunicação e o estudo técnico efetuado por amadores, isto é, por pessoas devidamente autorizadas que se interessam pela técnica radioelétrica a título unicamente pessoal e sem interesse pecuniário.".

A questão não está na habilitação técnica, no número de exames ou num licença, não reside aí o bom ou mau Radioamador: está na ATITUDE, na postura e na capacidade de se relacionar com os seus pares, no rádio e fora dele.

Haja Saúde e ... façam QSO’s!

73 from

José Machado - CT1BAT