ARLA/CLUSTER: Fwd: Intentona X-atlântica

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quarta-Feira, 9 de Julho de 2014 - 10:53:07 WEST

De: João Costa > CT1FBF <ct1fbf  gmail.com>
Data: 9 de julho de 2014 10:52
Assunto: Re: Intentona X-atlântica
Para: "ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com"
<ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com>

Bom Dia,

Já não é a primeira vez que existem relatos da, diria, " mitica
abertura da passagem no Norte".

Num deles, se bem me recordo, chegou-se á conclusão depois de muita
discussão e apresentação de contraprovas, que muito provavelmente a
"coisa" deu-se naquelas condições devido ao elevado numero de
aeronaves naquela rota, aquelas horas.

Ao que me parece todas, são alegadamente reportadas utilizando
sistemas digitais para Meteor Scatter, como bem refere o Alexandre, ou
no maximo em telegrafia, não conheço nenhuma em fonia, por exemplo, em
SSB.

Pelos mapas a "passagem" mais facil seria proximo da linha do equador,
foi pena a recente expedição brasileira aos Rochedo de São Pedro e São
Paulo não tivessem levado antenas para VHF.

João Costa (CT1FBF)