Re: ARLA/CLUSTER: Primeira impressora 3D portuguesa está à venda

AV radiophilo gmail.com

Bem, as coisas não são assim tão simples. O volume de impressão da K8200 é
de 200 x 200 x 200 mm enquanto o da beethefirst é de apenas 190mm x 135mm x
125mm.
Por outro lado, a resolução máxima da máquina portuguesa é mais do dobro da
outra, o que sugere que o tipo de trabalhos a que se destinam pode ser
diferente.

Uma das coisas que me intrigou (sempre problemático nas impressoras 2D) foi
o custo da "tinta". Fiquei a saber que a Velleman imprime a 25 euros por
quilo enquanto a portuguesa imprime a 55. Não sei se o material é
exactamente o mesmo, uma vez que por um lado a Velleman admite dois tipos
de plástico e por outro numa pesquisa superficial não consegui determinar
qual o material usado pela nacional.

Seja como for, é de aplaudir que alguém neste momento esteja a investir, a
apostar, a criar empregos, conhecimento e capacidades. Se a CEE pagou,
tanto melhor.

73,
António Vilela
CT1JHQ