ARLA/CLUSTER: Banda 6 metros - actividade aumenta em CTs

Filipe Ferreira filipect1ddw hotmail.com
Terça-Feira, 18 de Fevereiro de 2014 - 11:56:27 WET


No início era o silêncio, apenas CT1CO, CT1WW e outros, foram pioneiros em Portugal da banda dos 6 metros e estavam operativos em banda cruzada - emissão em 28 e recepção em 50MHz por proibição de operar em Portugal. Nos anos 80 e 90 graças à persistência do CT1WW (que operava em 50MHz apesar da proibição), foram permitidas as primeiras autorizações a pedido expresso. Foram famosos os encontros do CT1WW-Tiago Frederico com os engenheiros da DSR-ICP-AN com muita negociação, esclarecimento técnico, episódios bizarros, amizades e incompreenssões. Recordem que o CT1WW morava em S.João da Pesqueira, distrito Viseu, e as estradas e comunicações não eram como as de hoje e obrigavam a demoradas horas de viagem a Lisboa para reunir com a engenharia do ICP para se tentar liberar a operação em 50 MHz. Finalmente foi autorizada a baliza CT0WW construída pelo CT1WW e colocada numa colina junto a S.João da Pesqueira (na vinha do Tiago Frederico), ao que se seguiu a autorização em regime de partilha secundária com os militares da operação nesta banda, mediante pedido fundamentado por carta a explicar as razões técnicas - eu lembro-me de ter escrito 3 por cada ano, "por razões de estudo da propagação ionosférica, construção de equipamentos de transmissão e seu ensaio e medida, etc, etc.".
Foi em 2012 com a activação em Portugal da secção do Clube dos 6 metros americano (agora alegadamente extinto) http://clube6metros.blogspot.pt/, para o que contei com o apoio do CT1BAT, CT1PR, CT1EWD - para manter um QSO regular aos Sábados nos 50.175 MHz a partir das 22.00hr.
O QSO passou a quase diário entre as 21.30 e 22.30hr nos 50.170 MHz com a presença do CT1EWD que chega a Viseu com 7-9 S quase todos os dias (são mais de 300Km), juntaram-se mais radioamadores: CT2JUP que apenas com um dipolo chegava com 5-6 S, agora chega com 7 S com uma antena 2 elementos. Aparecem também CT2HTZ, CT1DJK, CT1EEB nas férias, CT1AOZ, CU1EZ, etc.
Esta banda é compartilhada com os militares e nos anos 80 e 90 obrigava a autorização especial do ICP, sómente para radioamadores classe A. Entende-se agora a razão dos militares utilizarem esta banda em comunicações tácticas e apoio aéreo, o seu alcançe é muito superior aos 144MHz em comunicações ponto a ponto, não varia tanto com as condições de propagação, não sofre de QRM como os 28 MHz e tem o bónus de ter as famosas aberturas de propagação Esporádica E, F multisalto, Transequatorial, reflexão meteórica e lunar, etc.
Para além do mais as antenas são relativamente simples de construir, as antenas diretivas são pequenas e confundem-se com as antigas antenas de recepção TV, os transceptores actuais têm quase todos esta banda e está acessível a todos os radioamadores. Tenho um pequeno blog com informações para todos - http://filipect1ddw.blogspot.pt/2012/03/antenas-6-e-2-mtr-vhf.html
Está a chegar a "época de caça aos DX" nos 6 metros (Abril a Agosto), e vão-se surpreender os que não conheçem a Banda Mágica - tão depressa está silenciosa como abre com sinais de 59++!As balizas colocadas em funcionamento pelas Associações em Portugal e ilhas são muito uteis para calibrar a recepção e monitorizar a propagação, antes existia sómente a CT0WW nos 50.030 agora existem várias.Apareçam e que a propagação esteja sempre convosco!
CT1DDW


 		 	   		  
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20140218/92d1daea/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER