Re: ARLA/CLUSTER: C emergência serviço de amador

ACViegas ct2ixq gmail.com
Quinta-Feira, 13 de Fevereiro de 2014 - 23:15:29 WET

Caro António,
vou tentar explicar o que é o que o colega tem na sua posse. mas deixe-me primeiro dizer que sou um radioamador de 2004, e tudo o que sei foi informação que fui bebendo aqui e ali.
Assim, o que o colega tem na sua posse faz parte da ordem de operações de um exercício “conjunto “ que a ANPC e as associações de radioamadores faziam uma vez por ano.
Chamava-se  “SIGEXâ€. Mas quando se começou a fazer a atualização do PNPC –Plano Nacional de Proteção Civil,  e o começo do PEERS-AML-Plano Especial de Emergência Risco Sísmico –Ãrea Metropolitana de Lisboa, estes exercícios pararam, embora ainda tenha havido um, tendo sido convidada uma associação do distrito de Lisboa e o resultado foi muito desagradável.
Quando a ANPC ,chamou a REP e outras Associações para uma reunião , para apresentação do “PEERS-AML, e preparação de um exercicio ao nivel da Região de Lisboa, já a REP tinha reativado o SCERA, e criado a primeira nova tabela de frequencias- QRG- .Com o exercicio PTQUAKE e o envolvimento de varias associações do Distrito de Lisboa,  pretendia-se que as associações se unissem e criassem uma rede alternativa de comunicações , e posso dizer que houve casos muito desagradáveis e outros com muito bons resultados como  o trabalho desenvolvido pelo grupo de radioamadores afetos ao SCERA em Lisboa , que originou sermos chamados para apoiar a PCmunicipal de Lisboa, a quando da visita papal, e o trabalho desenvolvido também pela ARR em Santarém . Se o colega quiser também lhe posso enviar o trabalho que foi feito e entregue á ANPC, relativamente aos indicativos a nivel nacional. Como deve calcular se em assuntos mais simples as associações não querem juntar-se e falar então em assuntos destes muito menos.Temos um caso numa ultima reunião para o PTQUAKE, em que uma das associações decidiu fazer experiencias e deixar as outras para trás. Atenção não estavam só dirigentes da REP na sala mas também da ARLA e que ficaram a saber também na mesma altura o que essa associação ia fazer!.
Assim a ideia dessa qrg seria a de os radioamadores saberem aonde ir para em caso de emergência e não andarem perdidos nas bandas.
Temos muito para andar, e muito para falar
Desculpe este discurso e se quizer saber mais alguma coisa diga eu estou e sempre estarei disponivel para ajudar.
Só mais uma coisa ,tudo o que escrevi ,fui mais outro colega protagonista nestes exercicios e criação do SCERA, na parte do Manual de Operação,
Cordiais 73

ACViegas
CT2IXQ

From: Antonio Eduardo Almeida Gil Silva
Sent: Thursday, February 13, 2014 9:52 PM
To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Subject: ARLA/CLUSTER: C emergência serviço de amador

Boa noite aos colegas
Pergunto se este documento ainda está em vigor
Atendendo que são frequências de emergência de amador e em caso de necessidade se nos radio amadores estamos autorizados a solicitar emergência por este meio de acordo a estes indicativos
Se a pessoa do lado de lá tem de ser obrigatoriamente radio amador
Se por necessidade de chamada se existe  fidback
A ser este documento verdade e eu assim o espero não esta aqui uma boa base de trabalho para se efectuar exercícios em emergência entre anpc e radio amadores a nível nacional
Não pode ser este meio um modo alternativo em emergência
Agradeço que alguém me possa explicar
Obrigado cs7 abf