ARLA/CLUSTER: Num Mundo onde cada vez mais o Radioamador Real e o Radioamador Virtual coexistem

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quinta-Feira, 13 de Fevereiro de 2014 - 17:50:00 WET

Caros Colegas,

Desculpem a insistência, mas mesmo com a minha mais do cronica falta
de tempo para me dedicar a esta lista tal como ela merecia, tento
neste breve texto traduzido rapidamente e resumidamente para português
que TODOS nós tomemos consciência desta experiência que vai ocorrer no
Açores promovida por estes radioamadores finlandeses e portugueses.

Falar deste grupo finlandes é o mesmo que referir a importância
mundial que a famosa Radio Arcala (OH8X), que alberga atualmente o não
menos famoso DXCluster - DX Summit na internet tem para o mundo real
do radioamadorismo.

Precinto que algo de muito importante e mesmo histórico pode estar a
acontecer nos Açores e mais uma vez os portugueses não tem a minima
consciência deste importante evento.

Quero pedir desculpas pela minha fraca tradução mas não tenho tempo para mais.

João Costa (CT1FBF)

Desta vez, uma equipa de radioamadores finlandeses constituída por
Laine(OH2BE) , Martti (OH2BH) , Pertti (OH2PM) , Juha (OH8NC) e Jaakko
(OH8NJ) vai unir forças com os colegas portugueses José Melo (CU2CE) e
Francisco Gil  (CU2DX)  dos Açores na activação dos indicativos
especiais CR2A e CR2X nas bandas do serviço de amador nas faixas de
HF. Fora dos concursos usam os indicativos nacionais e pessoais CU2KG
de Martti Laine e CU2KH de Juha Hulkko .

A actividade teve início  a 12 de fevereiro e decorrerá até 3 de março
, incluindo os Concurso ARRL DX, tanto CW como em SSB, e o Concurso CQ
SSB 160M .

Além disso, os Açores serão ativados pela primeira vez no mundo
virtual, conjuntamente com a Madeira, através do programa informático
Hamsphere disponível no sitio da internet www.hamsphere.com

Num Mundo onde cada vez mais o Radioamador Real e o Radioamador
Virtual coexistem, esta atividade tem por objetivo permitir que os
jovens interessados
venham a desfrutar de uma experiência realista e imediata da nossa grande
paixão pelas comunicações com amigos em todo o mundo.

Ter uma experiência tão positiva, mesmo que virtual e pela internet é
um incentivo importante para os estudos para um possível exame de
aptidão ao serviço de amador que conduza a uma licença real, antes
mesmo do investimento pessoal em equipamento de rádio.

Esta abordagem vale a pena ser testada, pois pode ter um grande
potencial em termos de facilitar a entrada dos jovens no mundo real do
radioamadorismo, num esforço agora prosseguido activamente em muitos
países .

Assim, no fim de semana de 22 a 23 fevereiro está prevista uma
atividade especial de CU2 , CT3 e será certamente uma grande
oportunidade para testar este sistema.