ARLA/CLUSTER: Última sessão de SSTV desta temporada via CQ0UARB

Miguel Andrade (CT1ETL) ct1etl gmail.com
Domingo, 9 de Fevereiro de 2014 - 21:54:51 WET

Caros colegas,

Seguem em anexo as imagens recebidas ontem por mim.
Lanço em primeiro lugar um alerta ao nosso colega Telmo (CT2ILN) para que
não fique impressionado com a qualidade das imagens que recebi da sua
estação, pois o ruído que reportou estar a escutar do seu lado seria
idêntico ao que recebi também deste, sendo o mesmo a causa directa das
"impurezas" que se verificam (e que pioram de imagem em imagem à medida que
a noite avançou).
Na minha opinião trata-se de um fenómeno de degradação de sinal, causado
pelas condições atmosféricas que se verificaram.
A consolidar esta minha teoria está o facto de termos recebido, mais para o
fim da sessão, uma tentativa de envio de uma imagem no modo Robot (por ser
mais rápido), mas o sinal da estação em causa não era suficiente para
recepção através da estação repetidora.
Pressupõe-se que seria uma estação mais distante ainda.
Teria sido porventura o nosso colega Garcia (CS7AEL)? Se assim for está
confirmada a minha teoria, pois em condições "normais" (e graças ao uso de
uma antena direccional) temos tido oportunidade de o escutar via CQ0UARB em
boas condições nos dias de propagação regular.

Chamo ainda a vossa atenção para a diferença de qualidade nas 4 primeiras
imagens anexas. A imagem CT1EDP 4 é na realidade a mesma que a CT1EDP 5 e a
CT1EDP 6 a mesma que a CT1EDP 7. A diferença é que a 4 e a 6 foram recebidas
em directo (sem sinal) e as 5 e a 7 via "papagaio de Sintra", logo de
seguida (ontem com um sinal de "apenas" 5 unidades).
Como podem ver a televisão de varrimento lento dita "analógica" é muito
sensível à intensidade do sinal.
Uma nota final ainda para o facto de que o colega Cardoso (CT1EDP) esteve
ontem a transmitir com uma máquina alternativa, devido a problemas de
natureza informática. Nomeadamente depois da 1.ª imagem (CT1EDP 1) foi
forçado a resolver vários problemas de natureza técnica, os quais motivaram
mesmo várias pausas (daí estas imagens estarem longe daquilo a que nos
habituou).

Em Março regressam as sessões mensais via repetidora CQ0UARB da nova
temporada mas, se tudo correr bem (e a minha proposta for aceite)...
passaremos mesmo a ter a possibilidade de intercalar, nalguns meses, as
habituais emissões com as primeiras sessões de DRM (SSTV Digital)!!!

Boa semana a todos e até breve.

73 de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W
CQ Zone 14 ********* ITU Zone 37