ARLA/CLUSTER: REP licenciou dois novos repetidores em UHF para o Algarve

José Machado ct1bat gmail.com
Terça-Feira, 23 de Dezembro de 2014 - 11:47:52 WET

Bom dia!
Se
- a ANACOM considera intolerável, tem capacidade de intervenção e não actua;
- os diversos tipos de repetidores estão, cada vez mais, "às moscas";
- os repetidores custam dinheiro que, cada vez há menos e repetidores cada vez mais,
há qualquer coisa que não encaixa...
Boas Festas!
73 from
José Machado - CT1BAT

-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de João Costa > CT1FBF
Enviada: 23 de dezembro de 2014 11:00
Para: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: REP licenciou dois novos repetidores em UHF para o Algarve

Não que a ANACOM, já por diversas vezes ter alertado que considera totalmente intolerável licenciar repetidores e não os colocar em funcionamento imediatamente, ou te-los em "reparação" por elevado tempo.

Alias, nesse aspecto a anterior legislação era muito mais restritiva e implicava que a associação notifica-se sempre e cada vez que algo se passa-se, obrigando inclusive a dar uma estimativa do tempo de inactividade previsível.

Também a questão da isenção da taxa anual de utilização do espectro pode ser revogada, alias, em reunião a ANACOM alertou todos para esse facto, bastando para tanto uma nova portaria regulamentar.

Actualmente, temos licenciados a nível do continente, 30 repetidores em VHF e 60 repetidores em UHF, isto não contado com os autorizados e não licenciados, como por exemplo os D-Star. os cross-band, etc.

Provavelmente, teremos uma das maiores densidades de repetidores por numero de radioamadores activos da Europa e quiçá do Mundo.

João Costa (CT1FBF)