ARLA/CLUSTER: Fim de semana produtivo

CS7AGH cs7agh sapo.pt
Terça-Feira, 9 de Dezembro de 2014 - 00:27:40 WET

Boa noite caros colegas.
Um pequeno desabafo, deste iniciante nestas andanças, com recursos
limitados mas muita imaginação :)
Com um fim de semana prolongado e gelado à espera, tive a sorte de
estarem agendadas duas SOTA para um dia excelente para tentar a sua
ativação, dada a minha privilegiada localização de mini-férias.
Esclareço que apenas tenho rádios portáteis e antenas para estes
pequenos mas úteis equipamentos. Recentemente comprei numa das nossas
feiras uma antena para o carro para melhorar a utilização dos mesmos e,
por isto, os contactos têm sido apenas locais e esporádicos.
Foi com este reduzido e "tímido" equipamento que subi ao ponto mais alto
do país, num frio mas bonito dia de sol e sem querer maçar muito,
partilho então se me permitem estes meus louros pessoais:

1ª ativação SOTA (porque fui parvo e não chamei na ativação da manhã)
CT/BL015
Obrigado colega Sérgio mais uma vez, pelo QSO e pela ativação

1º QSO de "longa distância" com o colega CT1CTX
IN60EH->IN50SG
Uma confusão entre ativador e caçador fez com que ficássemos na conversa
durante três ou quatro privilegiados minutos.
Estranhamente o colega Sérgio em IN50XE não era ouvido, certamente
devido à nossa diferença de altitude.

1º grande susto
Fui "ouvido" na Arrábida, a ~237Km de mim, com um VX-7R e uma humilde
Midland 770S.
Não chegava voz percetível mas o QRM causado por mim estava lá. Nunca
pensei e se não tivesse conseguido ativar o repetidor UHF três ou quatro
vezes com um colega ao telefone não acreditava. Como eu próprio ouvi o
meu QRM, milagres são realmente possíveis nos 70cm.

Está visto que a solução continua a ser subir o monte e carregar na PTT :)

Cheguei a outras conclusões, algumas estranhas, como:
- do lado de Cabeça/Loriga consegui ativar /P o repetidor UHF da Lousã
(~52Km) mas não conseguir ativar U/V/Echolink da Serra, a apenas 6/7Km
serra "acima". O Echolink era ouvido por vezes, mas não o conseguia ativar;
- da zona mais baixa de Fátima ativa-se Lousã (~68Km) mas não Santarém
(~40Km) ou Torres Vedras (~72Km teoricamente em melhor linha de vista),
penso que até Pombal ou algo por esses lados tentei ativar, sem sucesso
- existe um repetidor que se apanha na zona de Santarém com um tom DCS,
coisa que não encontro em qualquer lista, está gravado no scanner para
melhor averiguação :)

73,
Paulo
CS7AGH