ARLA/CLUSTER: ILLW 2014

Jorge Lopes ct1exr gmail.com
Segunda-Feira, 18 de Agosto de 2014 - 09:59:32 WEST

Bom dia,

Caro amigo Cardoso a mesma pergunta faço eu, onde é que andava a estação
montada no Farol do Cabo da Santa Maria - Ilha da Culatra (Farol)?? Dos
faróis portugueses, à hora e qrg previamente combinada, faltou lá essa
estação e a do Farol de Leça da Palmeira, os mesmos com quem não fizemos
contacto. Estive lá, por mais de uma hora dando a oportunidade a quem
quisesse e conseguisse e pudesse fazer. Amigo Cardoso, creio que foi a
primeira vez que não conseguimos fazer contacto desde que activamos faróis
pelo ILLW. Espero que lhe tenha corrido bem.

Caro amigo Pedro, lamentavelmente não foi possível e não me querendo
desculpar, não foi por falta de lá ter estado presente nos 28 MHz. No
seguimento do que tem acontecido nos anos anteriores, damos especial
atenção às seguintes bandas: 7 MHz (7.100MHz a 7.200MHz), 14MHz e 28 MHz e
creio ser facilmente compreensível porquê. Para dar oportunidade
maioritariamente a radioamadores Portugueses. Este ano fiquei até bem
agradado pela presença de CT2's CS's e acreditem até CR's marcaram a
presença. Felizmente contactámos Portugal continental, Açores e Madeira
esta ultima apenas com duas estações mas bem representada como sempre.
Quanto ao 28MHz a razão foi simples, propagação. Só para ter uma ideia eu
próprio lá andei e nem sinais de CW, PSK, RTTY nem muito menos balizas.
Foram efectuados contactos nos 28MHz, três ou quatro, com a América do Sul
(pelo que me lembro Chile e Brasil) mas com uma dificuldade dos diabos, de
resto, nada mas nada mais e acredite, não andem lá de "fugida". Mais, o
Pedro até sabe que da equipa que tem ido para o Farol do Cabo de São
Vicente um dos membros e grande impulsionador é CT5...

Saliento para o facto de que o ILLW não é um concurso e como tal a nossa
estratégia não é a de andar "atrás de figurinhas, pontos ou
multiplicadores, mas sim de passar agradáveis horas na rádio e dando a
possibilidade ao maior número de radioamadores a contactarem o Farol do
Cabo de São Vicente, dando especial atenção aos nossos colegas Portugueses.

Já agora só para terem uma ideia, no sitio onde a estação CR5LSV está
montada não rede móvel de telefone e por conseguinte internet. Os spot's no
cluster eram pedidos aos colegas que contactávamos que prontamente os
colocavam e quero aqui em meu nome e da equipa a que pertenço agradecer
pela ajuda.

Fica também aqui o convite a todos colegas que nos queiram fazer uma
visita, aos CT5's e CR's saliento que têm uma grande oportunidade para
fazer rádio de um local magnifico. Já agora lanço a ideia, porque não Pedro
activar um Farol no próximo ano? Um perto de si e acredite não precisa lá
estar os dois dias, uma manhã, tarde ou até um par de horas é bem
gratificante.

Desculpem o comprimento do "testamento" e digo que ouço os argumentos
relativo a não terem escutado o Farol do Cabo de São Vicente - CR5LSV mas *não
os aceito*. Com esses argumentos poderia também contradizer com os já mais
que rebatidos e que não os quero aqui estar a escrever.

Bem hajam a todos e 73,

Jorge Lopes
CT1EXR

Em 16 de agosto de 2014 16:24, António Cardoso <ct1mh.cardoso  gmail.com>
escreveu:

> Boa tarde amigos
>
> Então mas onde anda o pessoal dos faróis da Ponta de S. Vicente e De
> Sines, que não os encontro em lado nenhum…… já basculhei a “casa†toda, e
> nada!!!!
>
> E esse pessoal que anda sempre aí a chorar pelos cantos, a encostar a
> cabeça no muro das lamentações…. Não encontro nada!!!! Venham fazer
> Rádio!!!! Os expedicionários estão à vossa espera.
>
> Votos de bom fim de semana a todos, desde o Farol de Santa Maria
>

> Sem mais no momento
>
> Melhores 73 sempre QRV
>

> António Cardoso

> [...]

Help us to save energy & paper - do you need to print this email?
Consider the environment. Please don't print this e-mail unless you really
need to.

Não mostre para os outros o endereço electrónico dos seus amigos;
Hide the emails addresses of your friends.
" Use Cco... ou Bcc (Cópia Oculta) "
" Retire os endereços dos amigos antes de reenviar "
" Dificulte, assim, a disseminação de vírus e spams "