ARLA/CLUSTER: 160 metros - uma oportunidade de ouro

Paulo Faria pauloafaria sapo.pt
Sábado, 9 de Agosto de 2014 - 14:37:10 WEST

Boa tarde.

Ontem, envie esta mensagem, que por lapso, apenas o colega CT1ETL recebeu.

Faço portanto, um "re-post", do que em tempo real observei.

Boa noite.

Como já devem ter reparado, não é fácil sair ou escutar nesta banda, mesmo
com a antena para 80 metros. Quanto mais com um garfo. Em anos anteriores,
fizeram-se experiências, e, apesar da boa vontade dos colegas envolvidos,
os resultados foram poucos. Não é que o colega Jorge tenha uma excelente
antena. A verdade é que a grande maioria dos colegas, não tem uma antena
minimamente eficiente, eu se tem, por exemplo um dipolo para 160 metros,
provavelmente está montado a 3 ou 4 metros do chão. Concluo dizendo que,
estou a escutar. No entanto "aqui o sol ainda vai alto", além disso os
postes de média tensão, com o nevoeiro que está, não me deixa com uma
escuta confortável. Além disso os 1800km de distância, a altura do ano,
entre outros factores, fazem parecer a coisa muito pior. Escuto com
regularidade, DX nesta banda a milhares de km, mas como sempre, de estações
apetrechadas para o efeito.

Boa noite, boas experiências e parabéns aos corajosos que participaram.

73 de CS8ABA Paulo Faria (nos Açores)

A 8 de Agosto de 2014 14:28:54 "Miguel Andrade \(CT1ETL\)"