ARLA/CLUSTER: A minha opinião sobre o caso RCL/REP

Miguel Andrade (CT1ETL) ct1etl gmail.com
Sexta-Feira, 1 de Agosto de 2014 - 23:10:45 WEST

Caros colegas,

Infelizmente o meu tempo livre é escasso demais para poder ler (e sobretudo
responder) às mensagens deste fórum conforme muitas vezes gostaria.
Faço-o quase sempre numa base semanal (geralmente ao Domingo), ou mesmo
quinzenal, quando não mesmo com espaços de tempo ainda mais dilatados.
Acabo e divulgar a minha opinião PESSOAL aos restantes membros da Direcção
da qual faço parte e é NESSA CATEGORIA, ou seja como cidadão individual
possuidor de um CAN a que a vou partilhar convosco também (embora com
ligeiras alterações óbvias).

Esta é a minha opinião pessoal e intransmissível:

Este tipo de atitude faz-me lembrar a dos "operadores de rádio" que no tempo
do Regulamento do Serviço de Amador anterior ao actual se "impunham" em FM
de banda larga às comunicações mais diversas nos segmentos recomendados pela
IARU situados nos 144 MHz.
Quando procurávamos alertá-los para a necessidade que tínhamos de aí
promover outro tipo de radiocomunicações... respondendo-nos com a famosa
tirada - «olhe colega, a legislação nacional além de me permitir operar
nesta frequência em FM, nada diz sobre essas tais recomendações da IARU, por
isso eu "estou legal"... e o senhor meta as ditas recomendações num sítio
que eu cá sei».
E assim se perdiam sinais débeis de DX em BLU, ou se viam ocupadas as
frequências dedicadas às mais diversas formas de utilização do espectro com
"canais particulares", promovidos por "rodinhas" de fiéis (até muitas vezes
maioritariamente compostos por estações com apenas 2 letras no sufixo do
indicativo), que «queriam evitar a "bandalheira generalizada" e a falta de
"qualidade técnica"» das emissões nas frequências dedicadas à FM nos canais
"simplex" situados nos 145 MHz - como me responderam várias vezes.

Moral da história - a REP tem o direito de licenciar e montar a estação
CQ0UMF?
Tem pois!
E tem algum dever de solicitar a anuência ao RCL pelo facto desta associação
assumir o local como dentro da sua região de implantação e estar a
preparar-se para montar uma estação idêntica?
Não!

Contudo... tem a obrigação moral de comunicar com o RCL, começando por
divulgar com a devida antecedência a sua intenção, até por se tratar de um
seu sócio colectivo e de uma associação local... a bem da sua imagem e do
espírito de cooperativismo que só traria vantagens a todos nós.
Independentemente de quem se responsabilizaria por "oficializar" o
licenciamento... será que os custos divididos entre ambas as colectividades
não pesariam menos no orçamento de cada uma delas do que se instalarem 2
estações "rivais" no mesmo local? (não necessito de vos trazer para aqui
alguns exemplos, pois não?).
E depois disto, ainda pergunta a minha curiosidade...
Será que esta estação era mesmo necessária? Terá futuramente tráfego que
compense o investimento e os custos de manutenção? É uma decisão sensata e
uma atitude sustentável?
Quem vai beneficiar dela?
Quem vai beneficiar com o respectivo licenciamento?
Vai unir os radioamadores algarvios? Vai separá-los?... e as opiniões da
generalidade dos radioamadores Portugueses?
Segundo opiniões que li nas últimas horas; será então desta fórmula de
semear a união do radioamadorismo nacional para termos mais força colectiva.
E é desta forma que a REP ganhará o nosso respeito e que nos uniremos em
torno da única associação dita nacional?
É com exemplos destes que se promove a cooperação e a assistência mútua?
É assim que se mostra trabalho? (ao menos não podemos criticar quem assim
age por não ajudar a construir uma rede de estações repetidoras digna de um
país rico... num supostamente em crise).

Nota: esta opinião não é representativa de nenhum órgão social da ARLA, nem
pode ser entendida sequer como um hipotético juízo ou opinião
representativos dos titulares de algum cargo nos supra referidos órgãos.
Trata-se apenas da opinião INDIVIDUAL do signatário desta mensagem, o qual
assume plenamente e para todos os efeitos a responsabilidade sobre a mesma.

73 de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W
CQ Zone 14 ********* ITU Zone 37
endereço em/adress in www.qrz.com/db/CT1ETL