ARLA/CLUSTER: Os meus 2 anos de CR7...

Carlos Barbosa carlos-.-barbosa hotmail.com
Sábado, 19 de Abril de 2014 - 10:28:58 WEST

Cordiais 73.
Parabéns pela sua excelente narrativa sobre os dois anos de (espera) que "É um período de aprendizagem e auto-formação!".Espero que esta sua louvável opinião, acabe de vez com tantas lamurias que por aqui têm passado, que depois de espremidas nem uma gota útil deixam.Bem Haja.
CT1CEM, Barbosa
Date: Sat, 19 Apr 2014 09:39:38 +0100
From: ct1byk  sapo.pt
To: cluster  radio-amador.net
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Os meus 2 anos de CR7...

    Pois é!!! Aqui se consegue encontrar a diferença entre um
    Radioamador e Radiofalador..

    Parabens pela prosa e felicidades na actividade!

    73

    CT1BYK, V Gomes

          Boa tarde a todos,

          Tenho estado a acompanhar a discussão "Acabar com a injustiça
          dos CR7's e CS7's e salvar o Radioamadorismo em Portugal" e
          resolvi escrever esta mensagem. Não se trata de dizer que uma
          opinião ou outra tenha mais ou menos razão. Não se trata de
          tentar procurar explicações sobre o e estado da "nação
          radioamadorística portuguesa". Trata-se de uma tentativa de
          motivar os colegas CR7 (CR8 e CR9, também, claro) a não
          desesperar e sobretudo a disfrutar (se me permitem o abuso)
          dos dois anos de escuta. Para tal, deixo aqui, na primeira
          pessoa, aquilo que fiz durante os meus dois anos; que
          terminaram há menos de um mês.

          Antes de começar, tenho de referir: NÃO TÊM DE SER DOIS ANOS
          DE ESPERA!!! POIS PODEM SER DOIS ANOS DE APRENDIZAGEM.

          Deixem-me também referir que concordo com um período de
          permanência na categoria 3 e encaro-o como uma duração
          semelhante à necessária para se tirar um curso.

          Por um lado: Os que gostam de rádio, verão esse período passar
          "num instante" ao estar entertidos com experimentações nas
          mais diversas áreas das radiocomunicações e apenas com escuta.
          Se tiverem  a oportunidade de se associar a alguma associação
          ou "aliar" a algum radioamador de categoria superior, poderão
          ainda operar uma estação e/ou participar em concursos.

          Para mim, agora, é fácil dizer que os dois anos passam num
          instante, pois os meus já acabaram. Mas mesmo assim depois de
          terem acabado, só passadas duas semanas é que fiz os meus
          primeiros QSOs sem supervisão e ainda assim só fiz 13!!!
          Porquê? Porque ainda tenho experiências em curso do meu "tempo
          de escuta" e com as quais me estou a enterter.

          Durante os meus dois anos de Cat. 3 fiz:

          - Muito DX na banda dos 11 metros (CB) e continuo a fazer
          (para ganhar traquejo);

          - Segui e Escutei a ISS (estação espacial internacional);

          - Segui e Escutei satélites de radioamador e até satélites
          militares;

          - Escutei comunicações marítimas e aéreas;

          - Captei sinais de transponder de aeronaves civis e militares
          e "pintei" num mapa as respectivas localizações;

          - Captei e descodifiquei ACARS;

          - Recebi muitos "postais" via SSTV;

          - Comecei a aprender CW (ainda estou a aprender);

          - Andei à caça de balões meteorológicos

          - Recebi e descodifiquei imagens dos satélites NOAA (meteo);

          - Escutei e "pintei" num mapa todos os Beacons HF que consegui
          escutar e identificar

          - Participei (sozinho) no concurso Repetidores de Portugal,
          promovido pela ARLA, na categoria de escuta;

          - Conheci alguns radioamadores de cá do Norte e com quem muito
          aprendi e ainda aprendo;

          -  Reparei o dial do meu rádio;

          - Criei um site na Internet com assuntos ligados à raadio;

          - E uma série de outras coisas que agora não me lembro.

          E mais faria se tivesse tempo e farei quando tempo tiver.

          A lista acima é curta, mas acreditem que se passam dias e
          semanas para se ficar satisfeito com os resultados em cada uma
          das experiências (ou sou eu que sou muito burro, hehehehe).

          Por outro lado: Acredito que para quem só quer comprar o
          rádio, instalar e "botar faladura", dois anos é muito tempo. E
          neste caso, alguns devem de facto, desistir e ir para a Net
          falar mal do radioamadorismo em Portugal.

          Resumindo. Na minha opinião, ser radioamador, não implica a
          "construção do rádio" durante dois anos, mas estou convencido
          que estes dois anos ajudam a moldar a mente do candidato ao
          espírito radioamadorístico, pois terá oportunidade de escutar
          o bom e o mau (como em todo o lado), do uso que o Homem dá ao
          Espectro.

          Desculpem o lençol (dava para escrever muito mais).Espero ter
          de alguma forma motivado os candidatos a não terem medo dos
          dois anos. Não encarem os dois anos com o um período de
          espera! Não tem de ser um período de espera! É um período de
          aprendizagem e auto-formação!

          Agora se me perguntarem: "E achas que dois anos é um período
          óptimo? Não seria melhor ser menos tempo?" Eu respondo: É
          certo que menos de dois anos de escuta seriam mais rápidos de
          passar, mas não seria a mesma coisa. :)

          Uma nota final, não sou (ainda) sócio de nenhuma associação de
          radioamadores e nestes dois anos, só tive acesso a uma estação
          de amadores de categoria superior, uma meia dúzia de vezes.

          73 a todos,

          CS7AFR

          Emmanuel LOMBA.

          http://www.airlomba.net/radio/

				Este email está liivre de vírus e malware porque a proteção avast! Antivirus está ativa.