Re: ARLA/CLUSTER: operação no jamboree

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quinta-Feira, 26 de Setembro de 2013 - 15:31:23 WEST

Como disse o João França poder, pode, não pode é ser responsável pela estação.

Acho que a tua pergunta não é essa, a pergunta correta será, "Como se
deve identificar um radioamador da categoria 2 ou outra qualquer (no
artigo 14 faz-se uma ressalva aos amadores da categoria 3) quando
opera uma estação especial de Jamboree.?"

A resposta é dada na alinea b) do n.º12 do capitulo IX das Regras para
a consignação e para a utilização de indicativos de chamada de estação
(IC, ICO e ICOA) – N.º 5 do artigo 16º do Decreto-Lei n.º 53/2009,
referente aos Procedimentos previstos no decreto-lei n.º 53/2009, de 2
de Março :

12. No estabelecimento de uma comunicação, o amador deve observar os
seguintes procedimentos:

b) Ao utilizar uma estação de amador da qual não é titular, o amador
deve transmitir o IC da estação operada seguido do IC da sua própria
estação, excepto nos casos previstos na alínea e) do n.º 3 e na alínea
d) do n.º 4;

Alínea e) do n.º 3
Em concursos e caso se pretenda, solicitação de inaplicabilidade da
alínea b) do n.º 12, caso em que deve ser enviada a lista de amadores
que irão utilizar a estação com ICO;

Alínea d) do n.º 4
Em concursos e caso se pretenda, solicitação de inaplicabilidade da
alínea b) do n.º 12, caso em que deve ser enviada a lista de amadores
que irão utilizar a estação com ICO;

A questão da abertura e fecho pelo responsável prende-se com todas as
outras pessoas que não são radioamadores e vão poder operar a estação
especial.

Mas como já o disse e reafirmo novamente, eu posso dar o meu parecer
fundamentado mas quem é soberano na interpretação da lei e seus
procedimentos é o ICP-ANACOM

João Costa (CT1FBF)