Re: ARLA/CLUSTER: R.O.E. - Relação de Ondas Estacionárias

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quinta-Feira, 26 de Setembro de 2013 - 14:37:03 WEST

Caros CT1AOZ e CT1BAT,

Sabem bem melhor do que eu, que este "cuidado" que para alguns se
transforma mesmo em obsessão com as R.O.E. só existiu a partir da
introdução dos equipamentos a transistores e em especial no andar
final.

No tempo das vavulas, quantos radioamadores tinham um medidor de R.O.E..???

Vi no começo do meu interesse pela poda, ai pelos anos 70 de seculo
passado vários radioamadores "acertarem" as suas antenas de fio pelo
maior ou menor brilho de uma pequena lampada das bicicletas.

Verdadeiramente Gloriosos aqueles dias, como dizia o outro, ainda
estamos para saber como conseguimos  chegar aqui...vivos.

João Costa (CT1FBF).