Re: ARLA/CLUSTER: URE reuniu-se com a administração radioelectrica espanhola

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Sexta-Feira, 20 de Setembro de 2013 - 00:25:07 WEST

"Uma união de radio amadores espanhola é uma federação?"

Não, chama-se união mas é tão e só uma Associação Nacional.
 "Artículo 1 La Unión de Radioaficionados Españoles es una asociación
creada al amparo
 del artículo 22 de la Constitución Española, Ley Orgánica 1/2002
reguladora del Derecho de Asociación y restantes disposiciones que
regulan las asociaciones civiles."

Muito resumidamente, pois o assunto é muitíssimo complexo;

Dá-se normalmente o nome de federação a diversas entidades
territoriais autônomas dotadas de governo próprio, no entanto,
obedecendo a diretivas emanadas centralmente. Como regra geral são
autônomas, isto é, possuem um conjunto maior ou menor de competências
ou prerrogativas garantidas que não podem ser abolidas ou alteradas de
modo unilateral centralmente.

Normalmente e por sua vez, uma união formal significa uma combinação
de coisas diferentes ou não, para formar um todo que pode ou não ser
provisório. O grau de autonomia jurídica, administrativa e econômica
numa união é muitíssimo maior que numa federação.

Muitas vezes as palavras só por si, não tem o significado que lhe
pretendemos dar.

João Costa (CT1FBF)